O candidato holandês à presidência da FIFA, Michael van Praag, declarou hoje que o organismo de cúpula do futebol mundial “perdeu toda a credibilidade” sob a presidência de Joseph Blatter.
“A FIFA perdeu toda a credibilidade e voltou as costas ao futuro”, asseverou van Praag, atual presidente da Federação holandesa de futebol, que esta semana anunciou a sua candidatura à sucessão de Blatter, candidato a um quinto mandato na liderança do organismo.
Van Pragg, de 67 anos, apresentou as cinco cartas de apoio necessárias à validação da sua candidatura (Bélgica, Suécia, Escócia, Roménia e Ilhas Faroé, além da Holanda).
“É como no futebol: quando um pequeno clube joga contra um grande, o grande não ganha sempre e por vezes há surpresas”, antecipou o holandês.
O antigo jogador português Luís Figo, de 42 anos, também anunciou hoje a sua candidatura à presidência da FIFA.
Figo é o sexto candidato à liderança do organismo que rege o futebol mundial, depois de Joseph Blatter, Michael van Praag, David Ginola, ex-jogador francês, Jerome Champagne, candidato independente francês, e o príncipe Ali bin Al Hussein da Jordânia, vice-presidente da FIFA.
As eleições estão agendadas para 29 de maio, em Zurique.