O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPJ) confirmou hoje ter enviado o pré-aviso de greve dos jogadores do Olhanense para os dias 7 e 8 de fevereiro, devido aos salários em atraso no plantel.
“Os trabalhadores – jogadores profissionais de futebol – em atividade na Sporting Clube Olhanense Futebol, SAD encontram-se sem receber o seu salário, alguns há mais de quatro meses, com consequências graves ao nível pessoal, familiar e profissional”, pode ler-se num dos pontos da comunicação enviada pelo SJPF ao clube algarvio.
Na terça-feira, e após uma reunião com os jogadores do clube, o presidente do sindicato, Joaquim Evangelista, tinha já anunciado a intenção de avançar para um pré-aviso de rescisão coletiva, devido a salários em atraso, e um pré-aviso de greve para o jogo com o Sporting B, da 26.ª jornada da II Liga, que hoje foi confirmado.
"Este plantel tem tentado, por várias vias, regularizar a situação de incumprimento, de quatro meses para a grande maioria dos jogadores e de cinco meses para outros jogadores, que transitaram da época passada. Apesar das promessas feitas pela administração, a verdade é que, até à data, elas não foram cumpridas", assumiu o dirigente sindical, ladeado pelos jogadores do Olhanense.
Pouco depois, a reação do clube de Olhão fez-se ouvir por Alessandro Sbraccia, diretor financeiro da SAD do Olhanense, clarificando que a administração falhou um primeiro prazo de pagamento de salários, acordado antes do Natal para 15 de janeiro.
"Nesse dia, esperávamos receber dinheiro de contratos que tínhamos. Mas não conseguimos receber esse dinheiro e o dono desta sociedade desportiva trabalhou para resolver o problema", adiantou.
No entanto, o mesmo dirigente garantiu na terça-feira que a administração iria efetuar o pagamento de salários em atraso aos jogadores do emblema algarvio nas seguintes 48 horas (até 29 de janeiro), sendo que até à data ainda não foi confirmada a regularização dos salários.
O Olhanense ocupa a 19.ª posição da II Liga de futebol, com 27 pontos, menos 16 do que o líder Tondela.