O ex-futebolista português Luís Figo, candidato à presidência da FIFA, vai estar a partir de terça-feira na cidade de Cantão na China, num torneio organizado pela sua academia.
Segundo fonte da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o antigo jogador vai estar na China terça, quarta e quinta-feira, acompanhando o evento organizado pela Figo Football Academy, que reúne equipas de academias de todo o país.
A academia, lançada na primavera de 2014 e supervisionada pelo técnico Rolão Preto, está implantada em oito cidades chinesas, tem cerca de 1.100 alunos, com idades entre os quatro e os 13 anos, e 16 treinadores portugueses diplomados pela FPF e pela UEFA.
Figo, de 42 anos, anunciou na quarta-feira a candidatura à presidência da FIFA, para a qual há outros quatro pretendentes: o suíço Joseph Blatter, atual presidente, Michael van Praag, presidente da federação holandesa, o francês Jérôme Champagne, antigo dirigente do organismo, e o príncipe Ali bin Al Hussein da Jordânia, vice-presidente da FIFA.
As eleições para a presidência do organismo que rege o futebol mundial realizam-se a 29 de maio, no segundo de dois dias do congresso da FIFA, em Zurique, na Suíça.
O mais internacional dos futebolistas portugueses, com 127 jogos na seleção, tem o apoio formal de Portugal, Dinamarca, Montenegro, Polónia, Macedónia e Luxemburgo.
Antigo jogador de Sporting, Barcelona, Real Madrid e Inter de Milão, Figo ganhou a Bola de Ouro em 2000 e foi eleito Melhor Jogador do Mundo FIFA em 2001 - antes da unificação dos prémios -, foi quatro vezes campeão de Espanha e outras tantas de Itália e ganhou uma Liga dos Campeões.
Vice-campeão da Europa em 2004 e quarto no Mundial de 2006, com a seleção portuguesa, Figo, formado no Sporting, retirou-se em 2009, no Inter, ao qual se manteve ligado como diretor de relações internacionais.