O tenista português João Sousa, 49.º do ‘ranking’ mundial, falhou hoje o apuramento para a final do torneio ATP250 de Montpellier, em França, ao cair nas meias-finais face ao polaco Jerzy Janowicz.
Depois de sexta-feira ter afastado o alemão Philippe Kohlschreiber, 23.º da hierarquia, João Sousa foi hoje derrotado pelo 44.º em três ‘sets’, pelos parciais de 6-7 (9-11), 6-3 e 1-6, em uma hora e 52 minutos.
João Sousa não entrou bem no encontro e sofreu um ‘break’ logo no quarto jogo, chegando a estar a perder por 4-1, mas conseguiu quebrar o serviço do polaco ao nono e levou o encontro para o ‘tie-break’.
Num desempate muito equilibrado, o tenista luso chegou a ter um ponto para ganhar o parcial, com 8-7, no serviço de Janowicz, mas o polaco salvou-o e acabou por se impor por 11-9, já depois de o português salvar três ‘set points’.
Apesar do desaire, João Sousa respondeu da melhor forma, ao vencer os primeiros três jogos do segundo parcial e chegar a 5-1. O polaco ainda reduziu para 5-3, mas o 49.º da hierarquia fechou o ‘set’ por 6-3, com o seu serviço.
O último parcial também não teve grande história, com Janowicz a chegar igualmente a 3-0 e a vencer por 6-1, qualificando-se para a final, na qual defrontará um francês (Gael Monfils ou Richard Gasquet).