O multimilionário chinês Wang Jianlin, presidente do consórcio Wanda Group, marcou hoje mais um golo no negócio do futebol, ao comprar a empresa de marketing suiça que detém os direitos de transmissão dos jogos do Mundial da modalidade.
Três semanas depois de ter pago 45 milhões de euros por 20% do Clube Atlético de Madrid, o Wanda Group comprou a Infront Sports & Media, empresa de marketing suíça dirigida por um sobrinho de Sepp Blatter, presidente da FIFA, que detém os direitos de transmissão dos jogos do Mundial de futebol.
A aquisição custou 1.200 milhões de dólares (cerca de 1.060 milhões de euros), o que não é muito para o Wanda Group nem para o seu presidente, Wang Jianlin, conhecido como grande adepto de futebol.
Wang Jianlin, 60 anos, é um dos homens mais ricos da China, com uma fortuna estimada em 112.620 milhões de yuan (16.100 milhões de euros), e como outros compatriotas multimilionários, é filiado no Partido Comunista Chinês.
"Esta aquisição aumentará significativamente o futuro impacto do Wanda Group na indústria da cultura e entretenimento e impulsionará também o desenvolvimento da indústria chinesa de desporto", disse Wang Jianlin, citado pelo jornal China Daily.
Fundado no final da década de 1980 em Dalian, costa norte da China, o Wanda Group começou por se impor no setor imobiliário, mas nos últimos anos passou a investir também no cinema e no turismo.
Em 2012, comprou por 2.600 milhões de dólares (2.300 milhões de euros) a empresa norte-americana AMC Entertainment, proprietária da segunda maior cadeia de cinemas dos Estados Unidos, e no ano seguinte doou 20 milhões de dólares (17,7 milhões de euros) para um museu do cinema em Los Angeles.
Ainda em 2013, Wang Jianlin anunciou um investimento de 8,200 milhoes de dólares para construir o "maior centro de produção cinematográfico do mundo" em Qingdao, na costa leste da China.
Entretanto, o grupo globalizou também os seus negócios imobiliários, investindo nomeadamente na Austrália, Reino Unido e Espanha.
A ligação do Wanda Group ao futebol data da década de 1990, quando o governo chinês autorização a profissionalização da modalidade.
Nessa altura, o clube patrocinado por aquele consórcio, o Dalian Wanda, ganhou quatro vezes o campeonato chinês.
A avaliar pelo site oficial do grupo, o património do Wanda Group inclui hoje mais de mil salas de cinema e cerca de centena e meia de centros comerciais e de hotéis de 5 estrelas.
Formado em engenharia, Wang Jianlin filiou-se no Partido Comunista Chinês em 1996.
Segundo uma biografia oficial, o patrão do Wanda Group foi "muitas vezes" distinguido com o título de "trabalhador modelo" e "excelente membro" do PCC.
"O mais elevado objetivo da vida é espiritual. O mais alto nível de gestão é cultura empresarial", é a máxima do "Presidente Wang Jianlin" afixada na página do Wanda Group na internet.