O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, disse hoje acreditar que a sua equipa pode levar pontos do Estádio do Dragão, sexta-feira, diante do FC Porto, na 21.ª jornada da I Liga de futebol.
A estatística diz não é uma tarefa fácil porque o Vitória conta apenas com três triunfos em casa do FC Porto, o último das quais há quase 20 anos, mas Rui Vitória desvaloriza esses números, notando que "cada época tem um contexto".
"Pela lei das probabilidades até estamos mais próximos de lá ganhar. Quero é recuperar o resultado da última jornada, lutar pelos três pontos e vamos encarar assim o jogo sem pensar no passado", disse.
A equipa minhota vem de três jogos sem ganhar (dois empates e uma derrota caseira com o Belenenses, na ronda anterior) e caiu para a quinta posição, mas Rui Vitória considera ser uma fase natural da equipa e que esta vai reagir.
"Em termos de resultados, sim [é o pior Vitória da época], mas temos feito uma época fantástica, não somámos agora tantos pontos como gostaríamos, mas as equipas têm sempre estas fases, faz parte do nosso crescimento, vejo isto com alguma naturalidade porque nunca vi campeões sem sofrimento", disse.
O médio André André, referência e goleador máximo da equipa, é ausência certa, devido a castigo, mas o técnico garantiu que os 11 que vão entrar têm capacidade e a sua confiança.
O FC Porto joga depois para a Liga dos Campeões, na quarta-feira, em Basileia, e Rui Vitória até gostava que o FC Porto se ‘distraísse’ por causa dessa partida, mas não espera quaisquer facilidades.
"O FC Porto é uma equipa forte e difícil em qualquer circunstância, os seus jogadores têm qualidade e é bem orientada. Gostamos sempre que os nossos adversários se distraiam, mas parece-me que a distância dos jogos é longa e não espero facilidades por isso", disse.
Sami, Otávio e Ivo Rodrigues chegaram nos últimos dias ao Vitória por empréstimo do FC Porto e o técnico conta com eles, mas não desvendou se no ‘onze’ titular.
"Eu acho que [o FC Porto] nem pode bloquear [a sua utilização], neste momento são jogadores do Vitória e amanhã [sexta-feira] verão quem vai entrar", disse.
Vitória de Guimarães, quinto classificado, com 36 pontos, e FC Porto, segundo, com 46, defrontam-se na sexta-feira, às 20:30, no estádio do Dragão, no Porto, em jogo que será arbitrado por Nuno Almeida, do Algarve.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.