O ‘rookie’ Zach LeVine venceu no sábado o concurso de afundanços do Jogo das Estrelas da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), com Stephen Curry a triunfar na prova de triplos.
Aos 19 anos, o jogador dos Minnesota Timberwolves, que se estreia este ano na liga, tornou-se no segundo jogador mais jovem a vencer o concurso de afundanços, apenas batido por Kobe Bryant (Los Angeles Lakers), que venceu a prova com 18 anos em 1997.
Em Brooklyn, Nova Iorque, o jovem base entrou da melhor forma no concurso, com um afundanço em que fez a bola passar por entre as pernas no ar e afundar de costas, que recebeu os 10 pontos máximos de todos os cinco juízes.
Na final, LaVine venceu Victor Oladipo (Orlando Magic), um jogador de segundo ano, tal como Mason Plumlee (Brooklyn Nets) e o grego Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks), eliminados na primeira ronda.
Contudo, o concurso mais aguardado da noite era o dos lançamentos triplos, no qual competiam oito dos melhores lançadores da NBA, num dos melhores ‘quadros’ de sempre nesta prova.
Depois de ter falhado em anos anteriores a conquista deste concurso, Stephen Curry (Golden State Warriors) venceu finalmente, com um recorde de 27 pontos e com 13 ‘tiros’ consecutivos na final.
Na ronda decisiva, Curry, que tem o recorde de triplos numa só fase regular, bateu o companheiro de equipa Klay Thompson e Kyrie Irving, dos Cleveland Cavaliers, vencedor em 2013.
Wesley Matthews (Portland Trail Blazzers), Kyle Korver (Atlanta Hawks), J.J. Redick (Los Angeles Clippers) e Marco Belinelli (San Antonio Spurs), o campeão em título, e James Harden (Houston Rockets), atual melhor marcador da NBA, foram eliminados nas primeiras rondas.
Em outro dos concursos da segunda noite do fim de semana do All-Star da NBA, Patrick Beverley (Houston Rockets) venceu o ‘skills challenge’ – prova de técnica.
A equipa Chris Bosh (Miami Heat), Swin Cash (jogadora da liga feminina) e do reformado Dominique Wilkins conquistou pela terceira vez consecutiva o ‘shooting stars’, prova com quatro lançamentos de zonas diferentes do campo, o últimos dos quais do meio-campo.
Hoje, disputa-se o Jogo das Estrelas, entre as conferências de Este e Oeste, no ‘mítico’ Madison Square Garden, em Nova Iorque.