Hoje, Jackson Martinez é encarado amplamente como um dos melhores avançados que vestiram a camisola do FC Porto. Todos os jogos costuma deixar a sua marca, muitas vezes com pormenores fantásticos. Eu fui daqueles que não se impressionou com 'Cha Cha Cha' no início, mas agora sou obrigado a dar a mão à palmatória.
Contratado em 2012, já com 25 anos, Jackson Martinez chegou ao FC Porto com a complicadíssima missão de fazer esquecer o compatriota Radamel Falcao. Entrou a meio da passagem de Vítor Pereira pelo Estádio do Dragão, quando João Moutinho e James Rodriguez ainda faziam parte do plantel, mas Hulk já tinha saído para o Zenit.
Os primeiros jogos não foram prometedores. Pelo menos para mim. Sempre reconheci capacidade física a 'Cha Cha Cha' e, mais do que isso, uma enorme apetência para fazer o golo. Contudo, achava-o algo trapalhão com a bola nos pés e demasiado desconcentrado em alguns momentos do jogo.
A verdade é que o FC Porto sofreu bastante com a saída de Hulk e demorou a encontrar-se sem o contributo do brasileiro. Aos poucos, os azuis e brancos foram construindo uma nova referência no ataque e Jackson Martinez terminou a época com o título de campeão e o título de maior goleador no bolso, apontando 26 tentos na época de estreia.
O ano seguinte não foi de título nacional e, mesmo numa época partilhada entre Paulo Fonseca e Luís Castro, Jackson Martinez conseguiu aumentar a sua influência no onze portista. Terminou com menos golos no Campeonato Português (20) e no total da época (2012-13, 31; 2013-14, 29). Contudo, mais do que nunca, foi encarado como o homem-golo do FC Porto, que assumiu as rédeas de uma equipa em construção, já sem Moutinho e James Rodriguez. E Lucho Gonzalez...
A temporada corrente tem sido principalmente de afirmação internacional para Jackson Martinez que será, neste momento, seguramente, um dos melhores 15 avançados do futebol europeu. Sem o estatuto de Sergio Aguero, Messi, Ronaldo, Diego Costa, Ibrahimovic e Benzema, Jackson Martinez vem numa segunda linha de goleadores, da qual fazem parte nomes como Lacazette, Carlos Bacca, Mandzukic, Aubameyang e Carlos Tevez.
Não é por acaso que Arsène Wenger, que já treinou avançados como Thierry Henry, Adebayor, Dennis Bergkamp e Van Persie, fez questão de deixar tão rasgados elogios ao avançado colombiano nos últimos dias.
«Ele tem uma compleição física de topo. É muito eficiente, é o tipo de jogador que consegue criar espaço para ele dentro da área. Pode jogar na Premier League, porque tem um corpo que faz a diferença. Usa-o de forma muito inteligente e é um grande finalizador. Está na lista de muitos clubes, sei disso. Será a próxima grande transferência a dar um grande sorriso a Pinto da Costa», referiu o técnico do Arsenal.
Com 16 golos na corrente edição da Liga NOS, Jackson Martinez prepara-se para ser o melhor marcador do campeonato pelo terceiro ano consecutivo e ultrapassará, com certeza, a marca de golos totais amealhados em cada uma das épocas anteriores.
A sua venda no próximo mercado de transferências será certa (já ele próprio o avançou) e, com tantos pretendentes, certamente que o FC Porto conseguirá encaixar os 35 milhões de euros da cláusula de rescisão de Jackson Martinez. Aos 28 anos, 'Cha Cha Cha' está no seu auge, em ponto de rebuçado. De 'Patinho Feio' chegou a 'Cisne'. Agora é continuar a voar e deslumbrar...
Endereço Eletrónico: bmltspf@hotmail.com