O Benfica repôs hoje em quatro pontos a vantagem que detém para o FC Porto na liderança da I Liga portuguesa de futebol, com um triunfo por 3-0 na receção ao Vitória de Setúbal, para a 21.ª jornada.
Pressionado pelo triunfo de sexta-feira do FC Porto frente ao Vitória de Guimarães (1-0), que deixou os ‘dragões’ provisoriamente a um ponto, o líder Benfica respondeu com uma vitória tranquila.
Jardel, que foi o herói do dérbi de Alvalade, ao evitar nos descontos a derrota dos ‘encarnados’ voltou a marcar, abrindo, aos 09 minutos, o caminho para a baliza sadina.
Lima, com dois golos, aos 40 e 71 minutos, construiu o resultado final de 3-0, que repete o resultado registado entre as duas equipas a meio da semana na meia-final da Taça da Liga, que colocou o Benfica na final.
O Sporting de Braga venceu o Arouca, por 2-0, com golos de Zé Luís, aos 20 minutos, e Éder, aos 85, e consolidou o quarto lugar na tabela classificativa, tirando partido da perda de pontos dos seus mais diretos opositores.
A formação ‘arsenalista’ soma agora 40 pontos, menos quatro do que o terceiro classificado, Sporting, que empatou sábado em casa do Belenenses (1-1), e mais quatro do que o quinto, Vitória de Guimarães, que na sexta-feira perdeu com o FC Porto, no Dragão.
Rio Ave e Moreirense empataram 1-1, em Vila do Conde, numa partida em que o resultado ficou estabelecido ainda na primeira parte e que acaba por justificar a entrega demonstrada pelas duas equipas.
André Simões abriu o marcador para o Moreirense, aos 16 minutos, e Hassan, aos 43, empatou para os vila-condenses, estabelecendo o resultado que se manteria até ao final, apesar das oportunidades desperdiçadas pelos dois conjuntos.
O Marítimo esteve a perder por dois golos no terreno do lanterna-vermelha Penafiel, que marcou por Rabiola, aos quatro minutos, e André Fontes, aos 18, mas deu a volta e acabou por vencer por 4-3.
Xavier, aos 32 minutos, na conversão de uma grande penalidade, Ébinho, aos 47, Raúl, aos 49, e Marega, aos 74, colocaram o Marítimo a vencer por 4-2. Guedes, aos 89 minutos, ainda amenizou a derrota do Penafiel ao reduzir para 4-3.
Em Coimbra, a Académica somou frente ao Boavista o seu 12.º empate na prova, nono em casa, onde ainda não venceu, numa partida que teve um final agitado nas bancadas e que terminou com as equipas reduzidas a 10.
Nos minutos de desconto, a equipa ‘axadrezada’ marcou um golo, anulado pelo árbitro Luís Ferreira, que desencadeou a revolta dos adeptos boavisteiros, e na resposta a ‘briosa' teve tudo para marcar, mas Esgaio atirou para fora, motivando a ira dos academistas.
Com este resultado, a Académica, que soma 15 pontos em 21 jogos, caiu para o penúltimo lugar do campeonato, com mais dois pontos do que o lanterna-vermelha Penafiel, que amealhou 13.
O Gil Vicente, que no sábado bateu o Paços de Ferreira, por 1-0, foi um dos grandes beneficiados da ronda, ao subir dois lugares para o 15.º posto, com 17 pontos, a dois do Vitória de Setúbal (14.º) e com mais um do que Arouca (16.º).
O Boavista, por seu lado, pese embora todas as contrariedades desportivas e financeiras, segue no 13.º posto da tabela classificativa, com 21 pontos, menos cinco do que o Moreirense.
A 21.ª jornada da Liga encerra na segunda-feira com o jogo que opõe o Nacional ao Estoril-Praia, marcado para as 20:00 horas, no Estádio da Madeira.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.