loading

LC: FC Porto em Basileia à procura do regresso aos 'quartos'

O FC Porto regressa na terça-feira aos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, partindo como favorito para a eliminatória frente ao Basileia, treinado pelo português Paulo Sousa.

LC: FC Porto em Basileia à procura do regresso aos 'quartos'

Depois de ter vencido o Grupo H, à frente de Shakhtar Donetsk, Athletic Bilbau e BATE Borisov, o conjunto luso foi ‘feliz’ no sorteio e pode voltar a atingir os quartos de final, seis épocas depois.

Os ‘dragões’ falharam na última temporada o acesso à segunda fase da competição e não chegam aos quartos de final desde 2008/09, época em que foram eliminados pelo Manchester United, graças a um remate de Cristiano Ronaldo, que viria a ser eleito o melhor golo do ano.

O FC Porto apenas conseguiu passar duas vezes os oitavos de final da ‘Champions’, somando algumas eliminações surpresas, como com o Schalke 04 (2007/08), numa grande exibição de um ainda desconhecido Manuel Neuer, ou com o Málaga (2012/13).

Os ‘azuis e brancos’, nonos do ‘ranking’ europeu de clubes, partem como favoritos perante o Basileia, 17.º e que está apenas pela segunda vez nesta fase da prova, novamente depois de afastar um ‘gigante’ inglês – este ano eliminou o Liverpool e em 2011/12 o Manchester United.

Também nos plantéis as duas equipas têm grandes diferenças, com os ‘dragões’ a terem uma equipa com um valor aproximado de quase 180 milhões de euros, contra os cerca de 55 milhões dos suíços.

Na primeira fase da ‘Champions’, o FC Porto teve no colombiano Jackson Martínez, com cinco golos (um dos terceiros melhores marcadores), e no argelino Brahimi, com quatro, os jogadores mais em destaque.

Os ‘azuis e brancos’ têm o segundo melhor ataque da prova, com 16 golos, menos um do que o Chelsea e em igualdade com Real Madrid e Bayern Munique, tendo igualmente uma das melhores defesas da competição, com quatro golos sofridos em seis jogos, numa vertente em que é apenas superado por quatro equipas.

O conjunto suíço, que tem no ex-benfiquista Derlis Gonzalez o único jogador com mais de um golo marcado, apenas acertou nas redes contrárias sete vezes na fase de grupos, tendo o segundo pior ataque dos 16 conjuntos ainda em prova, apenas superado pelo Mónaco (apenas quatro).

A nível interno, o Basileia caminha a passos largos para o sexto título consecutivo na liga suíça e o 10.º no século XXI, tendo oito pontos de avanço sobre o Young Boys.

Mais complicada é a situação do FC Porto, que está a quatro pontos do Benfica na I Liga portuguesa, e chega a este jogo depois de um triunfo por 1-0 sobre o Vitória de Guimarães.

Sem grandes alterações na equipa durante o ‘mercado’ de inverno, o FC Porto apenas contratou Hernâni ao Vitória de Guimarães, com o extremo luso a ser uma das alterações na lista de inscritos, ao lado do guarda-redes Helton e do defesa Diego Reyes.

De fora da lista, ficaram o avançado Adrián López, que se lesionou com alguma gravidade, e o guarda-redes Andrès Fernández.

Os comandados de Paulo Sousa reforçaram-se em Portugal, com a contratação do lateral-esquerdo Adama Traoré ao Vitória de Guimarães, embora o costa-marfinense esteja em dúvida para o encontro com os ‘dragões’.

Programa da jornada

Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2015
PSG - Chelsea, 1 - 1
Shakhtar - Bayern München, 0 - 0

Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2015
Schalke 04 - Real Madrid, 0 - 2
Basel - FC Porto, 1 - 1

Terça-feira, 24 de Fevereiro de 2015
Juventus - Dortmund, 2 - 1
Man City - Barcelona, 1 - 2

Quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2015
Leverkusen - Atlético Madrid, 1 - 0
Arsenal - Monaco, 1 - 3

Terça-feira, 10 de Março de 2015
FC Porto - Basel, 4 - 0
Real Madrid - Schalke 04, 3 - 4

Quarta-feira, 11 de Março de 2015
Chelsea - PSG, 2 - 2 a.p
Bayern München - Shakhtar, 7 - 0

Terça-feira, 17 de Março de 2015
Monaco - Arsenal, 0 - 2
Atlético Madrid - Leverkusen, 3 - 2 g.p

Quarta-feira, 18 de Março de 2015
Barcelona - Man City, 1 - 0
Dortmund - Juventus, 0 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?