loading

LC: Basileia, dominador em casa, procura a glória na Europa

O Basileia, grande dominador do futebol suíço nos últimos anos, procura acrescentar mais um ponto de glória à sua história recente, com uma inédita presença nos quartos de final da Liga dos Campeões de futebol.

LC: Basileia, dominador em casa, procura a glória na Europa

O FC Porto é o último obstáculo entre os comandados de Paulo Sousa e uma qualificação histórica de uma equipa que está apenas pela segunda vez nos oitavos de final da ‘Champions’, repetindo o feito de 2011/12.

Para encontrar um feito idêntico na história do clube suíço, é preciso recuar até 1973/74, quando o Basileia, com o alemão Ottmar Hitzfeld, atual selecionador helvético, na equipa, chegou aos ‘quartos’ da Taça dos Clubes Campeões Europeus, sendo eliminado pelo Celtic.

Com o pior período da sua história a acontecer no final dos anos 80, quando caiu para a segunda divisão, o Basileia tem sido o dominador do futebol suíço no século XXI.

Nove dos seus 17 títulos nacionais foram conquistados já no novo milénio, aos quais se acrescentam mais seis Taças da Suíça.

Com mais um título praticamente no bolso – o Basileia tem oito pontos de avanço sobre o Young Boys –, a Liga dos Campeões será uma das apostas para o conjunto de Paulo Sousa.

Nos últimos anos, o grande momento do Basileia nas competições europeias foi a chegada às meias-finais da Liga Europa em 2012/13, tendo sido eliminado pelo Chelsea, que viria a vencer a prova frente ao Benfica.

A formação do Basileia é considerada uma das melhores da Suíça, tendo saído da sua ‘escola’ jogadores como Alexander Frei, Fabian Frei, Hakan Yakin, Ivan Rakitic, Xhaerdan Shaqiri, Marco Streller ou Granit Xhaka.

O paraguaio Derlis González, que passou pelo Benfica e que foi o único a marcar mais do que um golo, Marco Streller, Fabian Frei, o sueco Behrang Safari, o checo Marek Suchy e Fabian Schär foram os jogadores em maior destaque na primeira fase da ‘Champions’, na qual os suíços superaram o Liverpool e ficaram apenas atrás do Real Madrid.

A eliminação de ingleses começa a ser um hábito do Basileia, uma vez que em 2011/12 também deixou pelo caminho o Manchester United, num ano em que foi acompanhado pelo Benfica na qualificação para os oitavos de final.

Apesar de nunca ter jogado com o FC Porto anteriormente, o Basileia já jogou 10 vezes contra clubes europeus e somou apenas dois triunfos, com o Sporting a ser o adversário mais defrontado.

Em 2007/08, nos 16 avos de final da Taça UEFA, os ‘leões’ somaram dois triunfos sobre o Basileia, qualificando-se com um agregado de 5-0.

Na época seguinte, o Basileia conseguiu o primeiro triunfo sobre uma equipa portuguesa, o Vitória de Guimarães, por 2-1, na segunda mão, depois de um polémico empate a zero no Estádio D. Afonso Henriques, qualificando-se para a fase de grupos, em que defrontou o Sporting.

Na fase de grupos, os ‘verde e brancos’ voltaram a somar dois triunfos (2-0 e 1-0) e continuaram sem sofrer golos.

Apesar de ter terminado à frente do Manchester United, o Basileia não conseguiu em 2011/12 vencer o Benfica, empatando a um na Luz e perdendo em casa por 2-0.

Na temporada seguinte, o Basileia voltou a encontrar o Sporting na fase de grupos da Liga Europa, vencendo pela primeira vez os ‘leões’, por 3-0 em casa, depois de ter conseguido um ‘nulo’ em Alvalade.

No total, o Basileia tem apenas dois triunfos sobre equipas portuguesas, três empates e cinco derrotas, tendo marcado seis golos e sofrido 12.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?