O ciclista suíço Fabian Cancellara (Trek) assumiu hoje a liderança da Volta a Omã, ao vencer a segunda etapa após um 'sprint' restrito em que bateu o espanhol Alejandro Valverde (Movistar).
As duas ligeiras subidas na parte final do percurso entre Castelo Al Hazm a Al Bustan (195,5 km) ajudaram a fragmentar o pelotão e deixaram na frente uma pequeno grupo, do qual Cancellara foi o mais forte, impondo-se a Valverde e ao belga Greg Van Avermaet (BMC).
O veterano suíço, de 33 anos, cumpriu a etapa em 4:36.46 horas e com ele chegaram apenas outros 17 corredores. Dos dois portugueses em prova, ambos da Lampre, Rui Costa foi o que menos tempo perdeu, terminando em 38.º, a 46 segundos, enquanto Nelson Oliveira chegou no 136.º posto, a 11.29 minutos.
O italiano Andrea Guardini (Astana), vencedor da primeira etapa, chegou a mais de oito minutos e perdeu a camisola vermelha para Cancellara, que comanda com quatro segundos de avanço sobre Valverde e cinco face ao austríaco Patrick Konrad (Bora-Argon 18), que chegou no primeiro grupo e manteve o terceiro posto da geral.
Rui Costa segue no 36.º posto, a 56 segundos do helvético, e Nelson Oliveira ocupa o 130.º lugar, a 11.39 minutos.
Na quinta-feira, a terceira etapa terá 158 quilómetros, com partida e chegada em Al Mussanah.