O ciclista espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) lidera a Volta a Andaluzia, em Espanha, após a primeira etapa, depois de ter chegado no grupo da frente no primeiro setor e de ter sido quarto no contrarrelógio do segundo.
Depois de ter chegado no grupo dos líderes no primeiro setor da etapa, no qual o português Fábio Silvestre (Trek) foi segundo classificado, Contador foi quarto classificado no contrarrelógio de 8,2 quilómetros, entre La Rábida e Hinojos, que foi vencido pelo espanhol Javier Moreno, da Movistar.
O espanhol, chefe de fila da equipa Tinkoff-Saxo, lidera a prova andaluza com o mesmo tempo do luxemburguês Bob Jungels, da Trek, ambos com um segundo de vantagem sobre o terceiro classificado, o espanhol Beñat Intxausti, da Movistar.
Já o britânico Chris Froome (Sky), principal rival de Contador na luta pelo título, concluiu o contrarrelógio na 10.ª posição, e termina a primeira etapa a oito segundos da liderança da corrida, no quarto posto da geral.
Quanto aos portugueses, Sérgio Paulinho terminou o segundo setor da primeira etapa no 22.º posto, enquanto Fábio Silvestre foi 79.º classificado.
Na quinta-feira, corre-se a segunda etapa da Volta à Andaluzia, entre Utrera e Lucema, num percurso de 194,7 quilómetros.