O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, rejeitou hoje que a assunção pela luta por um lugar nas competições europeias de futebol na próxima temporada aumente a pressão sobre a equipa.
O presidente vitoriano, Júlio Mendes, estabeleceu esta semana essa meta, o que aconteceu pela primeira vez esta época, mas o técnico, na antevisão do jogo de sexta-feira com o Paços de Ferreira, da 11ª jornada da I Liga, considera que isso "não aumenta a pressão" sobre os jogadores.
"A parte diretiva manifestou-se muito bem, sabemos bem o que estamos a fazer e temos esse compromisso connosco próprios. Tenho falado nos últimos tempos na questão do terceiro lugar, de querer o lugar mais acima, de que queremos os melhores resultados, mas parece que temos de dizer o óbvio. Posso dizer que há esse compromisso entre todos de lutar pelas competições europeias, porque estamos nesses lugares", disse.
O Vitória é quinto classificado, mas não vence há quatro jornadas (duas derrotas e dois empates) e nos últimos 10 jogos para o campeonato somou apenas dez pontos contra 26 nas 11 partidas anteriores.
Rui Vitória reconheceu a quebra de rendimento que, apesar de não ser expectável, não o surpreende – lembrando as lesões, as alterações no plantel em janeiro e que "os adversários se preparam melhor" -, nem o preocupa em demasia.
"Ficamos tristes quando não ganhamos, mas sabemos que estas coisas são normais e são ciclos que podem acontecer às equipas. Temos noção do que queremos e quando não se ganha temos de ir à procura de novas vitórias com mais vontade e determinação, temos é de olhar para a frente", afirmou.
Afirmando-se "muito realista", disse ainda que sempre soube que "o caminho faz-se com muito sofrimento e que não ia ser um mar de rosas".
O Vitória desloca-se a Paços de Ferreira na sexta-feira e Rui Vitória espera um "jogo muito difícil e equilibrado", antevendo que os "desempenhos individuais e os pormenores" possam decidir o jogo.
"O Paços de Ferreira tem uma boa equipa, tem tido um percurso não tão regular como desejariam, mas tem um bom coletivo e um bom treinador, espero um jogo muito disputado e difícil para as duas equipas, porque o Paços também não via ter vida fácil", sublinhou Rui Vitória, que só vai revelar os convocados no dia do próprio jogo.
Vitória de Guimarães, quinto classificado com 36 pontos, e Paços de Ferreira, oitavo com 29, defrontam-se na sexta-feira, às 20:30, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, em jogo que vai ser arbitrado por Cosme Machado, de Braga.