A primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol não correu bem aos portugueses, com a derrota do Sporting 2-0 em Wolfsburgo e um conjunto de desaires em equipas com lusos.
Com exceção para o Zenit de André Villas-Boas, a ronda não foi positiva para os restantes lusos em ação, começando pelo Sporting, que saiu derrotado da Alemanha frente ao Wolfsburgo por 2-0, num encontro wem que o holandês Bas Dost marcou os dois tentos, aos 50 e 63 minutos.
Além de Marco Silva, outros dois treinadores portugueses competiram, com sortes diferentes: André Villas-Boas venceu 1-0 na visita do Zenit ao PSV Eindhoven, enquanto o Panathinaikos, do também ex-portista Vítor Pereira, perdeu por 2-0 na Ucrânia frente ao Dnipro e, com isso, ficou com a missão bem mais difícil.
Com o defesa Neto e o avançado Danny no onze, foi o madeirense a assistir o ex-portista Hulk para o único golo do Zenit em Eindhoven, o que deixa a equipa em posição privilegiada para seguir em frente.
Já o Olympiacos, líder isolado no campeonato da Grécia, caiu frente ao terceiro na Ucrânia, o Dnipro, com golos de Kankava (50) e Rotan (54) - a equipa do Pireu bem precisa do seu habitual ambiente infernal para tentar dar a volta.
Num onze que também integrou Antunes, Miguel Veloso (19) colocou o comandante ucraniano Dínamo de Kiev na frente na visita ao Guingamp, oitavo em França, mas as expulsões, diretas, de Yarmolenko (39) e Belhanda (44) deixaram a equipa reduzida a nove, sofrendo a reviravolta com tentos de Beauvue (72) e Diallo (75).
Muito complicado ficou o futuro do Trabzonspor de José Bosingwa, com os turcos impotentes para travar a goleada caseira por 4-0 frente aos italianos do Nápoles.
O Sevilha de Daniel Carriço e Diogo Figueiras, que entrou aos 55, venceu o Borussia Moenchengladbach por 1-0, com Iborra (70) a marcar o único golo, após passe do jovem português.
Com Orlando Sá a titular e Hélio Pinto no banco, o Légia de Varsóvia, primeiro na Polónia, perdeu por 1-0 em casa do Ajax, segundo na Holanda, com Milik (34) a sentenciar o desafio.
O Anderlecht de Rolando recebeu o Dínamo de Moscovo, mas não foi além de empate 0-0, mesmo jogando os últimos 15 minutos com mais um atleta, por expulsão de um adversário.
Nos outros jogos, destaque para um conjunto de empates em jogos `grandes´, destacando-se o emocionante 3-3 entre Celtic e Inter, a igualdade 1-1 nos Roma-Feyenoord e Tottenham-Fiorentina e o 2-2 do Athletic Bilbau em casa do Torino.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.