O Sporting regressou às vitórias e Nani aos golos, na receção dos 'leões' ao Gil Vicente, na 22.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, hoje no estádio José Alvalade, em Lisboa.
No último jogo do dia, e quando só falta o Boavista-FC Porto de segunda-feira para encerrar a ronda, o Sporting bateu a formação de Barcelos por 2-0, reagindo bem ao empate com o Belenenses, na semana passada, e à derrota em Wolfsburgo, a meio da semana.
A equipa `verde e branca´ defende assim da melhor forma o terceiro lugar na competição, depois de ver o Sporting de Braga - vitória no sábado sobre o Nacional, por 3-1 - aproximar-se a um ponto.
O Benfica, vencedor do Moreirense por 3-1, também no sábado, comanda o campeonato com 56 pontos, contra 49 do FC Porto (menos um jogo), 47 do Sporting e 43 do Sporting de Braga.
No estádio José Alvalade, Nani, que tem estado mais apagado desde que regressou de lesão, no início de janeiro, voltou a estar fulgurante e marcou um golo monumental, aos 69 minutos, com um remate de longe, muito forte e colocado.
Os 'leões' já ganhavam por 1-0 desde o minuto 52, quando o japonês Tanaka inaugurou o marcador, fazendo esquecer como ponta de lança a ausência do lesionado Slimani.
No sábado, o Benfica colocou-se provisoriamente com sete pontos de vantagem sobre o FC Porto, após ganhar por 3-1 em casa do Moreirense. No estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, a formação da casa chegou ao intervalo em vantagem, graças a um golo de João Pedro, aos 35 minutos.
Os campeões nacionais deram a volta ao resultado na segunda parte. Luisão repôs a igualdade, aos 58, e Eliseu completou a volta ao marcador, aos 65, numa altura em que o Moreirense já atuava com menos uma unidade devido à expulsão de André Simões. O brasileiro Jonas fechou o resultado, aos 73.
A jornada proporcionou mudanças relevantes a nível dos últimos lugares, após a vitória da Académica em casa do Estoril-Praia, por 2-1, na estreia de José Viterbo como treinador da formação de Coimbra, depois da saída de Paulo Sérgio.
A Académica cede de novo a lanterna-vermelha ao Penafiel, que no sábado surpreendeu ao vencer por 1-0 em Setúbal.
Ao receber e vencer o Rio Ave, por 1-0, o Arouca também saiu da zona de despromoção, para a qual cai o Gil Vicente.
Na zona mais perigosa da tabela, a partir do 14.º lugar, estão agora Vitória de Setúbal e Arouca, com 19 pontos, Académica, com 18, Gil Vicente, com 17, e Penafiel, com 16.
Outra zona da classificação que está longe de estar definida é a do apuramento direto para a Liga Europa, os quarto e quinto lugares. O Sporting de Braga tem avanço interessante, com 43 pontos e seis de vantagem sobre o Vitória de Guimarães, que passou a ter o Belenenses a três.
Na sexta-feira, os vimaranenses empataram com o Paços de Ferreira (2-2), a que os 'azuis' do Restelo responderam hoje com 2-1 na deslocação ao campo do Marítimo.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.