loading

LE: Sporting foi a única equipa lusa, em 50 anos, a virar um 0-2 ou pior

O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir virar um resultado negativo de 2-0 ou pior nas taças europeias de futebol nos últimos 50 anos, quando, em 2010/11, eliminou o Brondby, no ‘play-off’ da Liga Europa.

LE: Sporting foi a única equipa lusa, em 50 anos, a virar um 0-2 ou pior

A exemplo do que sucede agora, na eliminatória com o Wolfsburgo (desaire por 2-0 na Alemanha), os ‘leões’ começaram por perder por 2-0, e em casa, mas lograram dar a volta, com um triunfo na Dinamarca por 3-0.

Na história europeia do futebol luso, foi a primeira reviravolta desde os anos 60 do século passado, quando o Leixões e o Benfica, ambos em 1961/62, e o Sporting, duas vezes em 63/64, lograram virar desvantagens idênticas.

Após um 0-2 fora, os ‘leões’ afastaram os italianos da Atalanta na primeira ronda da Taça das Taças de 1963/64, mas com recurso a um terceiro jogo e após um 3-1 caseiro que agora não chegaria, face à regra dos golos fora, que valem a dobrar em caso de igualdade no número de tentos.

Porque, antes de 1967/68, não se aplicada esta regra, também conta da lista o confronto entre Benfica e Nuremberga, dos quartos de final da Taça dos Campeões de 1961/62: as ‘águias’ perderam na Alemanha por 3-1 e, depois, golearam em casa por 6-0, com um ‘bis’ do ‘rei’ Eusébio.

A maior recuperação do futebol português, em termos numéricos, foi protagonizada pelo Leixões, que, na primeira ronda da Taça das Taças de 1961/62, logrou inverter um desaire por 6-2 no reduto dos suíços do Le Chax-de-Fons.

Necessitado de vencer por quatro golos para forçar um terceiro jogo ou por cinco para seguir em frente, o conjunto de Matosinhos goleou por 5-0, com ‘bis’ de Osvaldo Silva e Manuel Oliveira e um tento de Mário Ventura.

Dois anos depois, e na corrida ao triunfo na Taça das Taças, o Sporting somou a segunda e ainda última ‘virada’ após desaire na primeira mão por três ou mais golos, numa eliminatória histórica com o ‘todo-poderoso’ Manchester United.

Os ingleses venceram em casa por 4-1 e pensavam ter as meias-finais na mão, mas, em Alvalade, os ‘leões’ escreveram uma das suas mais memoráveis páginas europeias, ao vencerem os ‘red devils’ por inapeláveis 5-0.

O brasileiro Osvaldo Silva, que já havia brilhado na reviravolta do Leixões, foi a grande figura do encontro, ao conseguir um ‘hat-trick’ com tentos aos 03, 12 e 54 minutos, sendo que Géo (47) e Morais (52) também faturaram.

Depois desta sensacional eliminatória, foi preciso esperar quase 50 anos para ver uma equipa lusa virar um 2-0, ou pior: foi novamente o Sporting o protagonista, no ‘play-off’ de acesso à Liga Europa, em 2010/11.

O Brondby venceu por 2-0 em Alvalade, mas, a 26 de agosto de 2010, os ‘leões’ responderam da melhor forma, ao triunfarem em Copenhaga por 3-0, com golos de Evaldo (45 minutos), Nuno André Coelho (75) e Yannick Djaló (90+1).

Desde 1967/68, quando os golos fora passaram a ser fator de desempate, foi a única vez, em 60 tentativas, que uma equipa lusa transformou um desaire por 2-0, ou pior, em apuramento.

Antes, o Benfica esteve perto de virar um 0-3, em 1969/70, perante o Celtic, mas, depois de vencer por igual resultado na Luz e após um prolongamento sem golos, caiu no desempate por... moeda ao ar.

Bem mais recentemente, em 2008/09, o Vitória de Guimarães ‘ameaçou’ dar a volta a um 0-2 fora, só que acabou por cair no prolongamento, perante os ingleses do Portsmouth.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?