Rui Marote deu hoje a conhecer o elenco e propostas da lista que encabeça para as eleições da Associação de Futebol da Madeira (AFM), da qual é o presidente há 32 anos.
A recandidatura de Rui Marote à AFM, que hoje foi validada, tem como lema "Unidade e Progresso" e apresenta várias propostas para serem levadas a cabo no quadriénio 2015/2019.
Rui Marote afirmou que a sua recandidatura à instituição que se prepara para comemorar um século de existência assenta "na motivação e disponibilidade para, em conjunto com os agentes do futebol, manter um diálogo permanente, com espírito construtivo, para encontrar as soluções mais adequadas para o futebol madeirense", destacou em conferência de imprensa.
A Associação de Futebol da Madeira é a maior associação desportiva regional, com mais de 4.500 praticantes de 44 clubes e, nesse sentido, Rui Marote pretende manter a aposta na formação e levar a cabo "um programa de incremento desportivo, com a participação das diferentes instituições desportivas regionais".
Para além disso, o dirigente propõe também "rever os quadros competitivos regionais, em conjunto com os agentes do futebol", tornar o futsal "a maior modalidade de pavilhão na Madeira" e dar uma especial atenção ao futebol feminino, "no sentido de aumentar a participação dos diferentes agentes desportivos".
Por último, a lista encabeçada por Rui Marote tem por propósito a sustentabilidade financeira face às dificuldades por que atravessam os clubes: "estamos disponíveis para analisar esta situação, com o Governo Regional e com os clubes, de modo a conseguirmos pôr em prática um modelo sustentável”.
Rui Marote, que diz contar com o apoio de 85 por cento dos clubes filiados na AFM, tem como adversário Filipe Rebelo, cuja candidatura ainda não deu entrada na Associação de Futebol da Madeira.