A Associação Académica de Coimbra (AAC), em carta enviada às entidades competentes, demonstrou o seu "total apoio" à candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Juventude de 2018.
Na carta, escrita em inglês, o presidente da AAC, Bruno Matias, sublinhou que Coimbra se baseia na juventude, "irreverência, cultura, desporto e esperança", mostrando um "total compromisso" com a candidatura, da qual a AAC faz parte.
Bruno Matias frisou que a AAC é "a mais antiga e prestigiada associação de estudantes em Portugal", sendo um agente político "importante" no ensino superior, na "luta pela liberdade e pelos direitos humanos e sociais".
Na carta a que a agência Lusa teve acesso, é também salientada a organização dos Jogos Europeus Universitários 2018 (EUSA Games), bem como os títulos nacionais e internacionais conquistados pelas suas 26 secções desportivas.
A organização dos EUSA Games 2018, conjugado com a Capital Europeia da Juventude, dá "uma oportunidade para construir uma estratégia sólida para as próximas gerações de jovens que estudam e vivem em Coimbra e no país".
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, afirmou a 13 de fevereiro que a cidade se vai candidatar a Capital Europeia da Juventude 2018, contando já com a subscrição de 24 associações juvenis do concelho.
Coimbra é "marcada pelos jovens", tem "associações de grande valor" e uma "rede de contactos nacional e transnacional relevante", o que faz com que seja uma candidata "fiável para acolher a iniciativa", sublinhou Manuel Machado.
Caso a candidatura tenha sucesso, o evento poderá "capacitar a juventude" e fortalecer o elo de ligação de Coimbra "à Europa e ao Mundo", referiu, destacando "o espírito académico" da cidade.
O presidente da CMC frisou o balanço da organização de Braga, em 2012, da Capital Europeia da Juventude, que deu "resultados interessantes e úteis", esperando que em 2018 seja a vez de Coimbra, que nesse ano já vai receber os Jogos Europeus Universitários (EUSA Games).
"Temos boas condições para ser um projeto ganhador", afirmou, salientando que será importante, na candidatura, valorizar "todas as características relevantes" de Coimbra, que é uma cidade de "encontro de gerações, de culturas e de políticas".
O município formaliza hoje a candidatura junto do Fórum Europeu da Juventude, disse fonte da autarquia à Lusa.
Roterdão, Turin, Antuérpia, Braga, Maribor e Salónica foram as cidades que acolheram até agora a Capital Europeia da Juventude, evento que começou em 2009.
Este ano, é a vez de Cluj, da Roménia, organizar a iniciativa, sendo que Ganja, no Azerbeijão, e Varna, na Bulgária, vão receber o evento em 2016 e 2017, respetivamente.