O presidente da FIFA, Joseph Blatter, condenou hoje na rede social Twitter os comportamentos de violência e racismo, numa referência aos incidentes verificados quinta-feira em dois jogos da Liga Europa de futebol.
“Cenas vergonhosas de violência e racismo, quinta-feira à noite. Todos os órgãos do futebol devem pôr em prática as resoluções contra a discriminação adotadas no congresso da FIFA em 2103”, escreveu Blatter, no Twitter.
Na quinta-feira, o encontro entre o Dínamo de Kiev, clube no qual alinham os portugueses Miguel Veloso e Antunes, e o Guingamp (3-1) esteve interrompido durante 10 minutos devido a incidentes nas bancadas e depois de alguns adeptos ucranianos terem invadido a pista de atletismo.
Em Roterdão, o encontro entre o Feyenoord e a Roma (1-2), também da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa, foi interrompido durante 15 minutos devido ao comportamento dos adeptos da equipa da casa, que no início da segunda parte começaram a atirar objetos para o relvado.
Na primeira parte, os adeptos do Feyenoord já tinham atirado uma enorme banana de plástico na direção do costa-marfinense Gervinho.
A FIFA aprovou em 2013 a adoção de medidas duras contra o racismo e violência, entre as quais a retirada de pontos e a exclusão de clubes das competições.