Portugal ganhou este sábado à Alemanha por 11-3, na terceira jornada da Taça Europeia das Nações de râguebi.
Depois de derrotas ante a Roménia (10-37, em casa) e a Geórgia (20-15, em Tbilissi), Portugal chega por fim às vitórias, esta época, conseguindo um resultado que lhe deverá assegurar a permanência na primeira divisão da competição.
Roménia, Geórgia, Espanha, Rússia, Portugal e Geórgia são as seleções que disputam a mais importante prova de seleções da Europa, logo a seguir ao Torneio das Seis Nações, sendo que a última classificada descerá à segunda divisão.
A vitória de Portugal nunca foi contestada no campo pela Alemanha, mas os números finais são escassos em relação ao historial recente - quatro vitórias lusas desde 1995, a última das quais por 69-0, em 2010.
Ao intervalo, Portugal vencia por 5-0, com o único ensaio do jogo a ser marcado por Francisco Sousa, aos 28 minutos. Pedro Ávila falhou a conversão. A posse de bola era claramente favorável a Portugal - 59 contra 41 -, só que sem correspondência a nível de ensaios ou de pontapés convertidos.
A segunda parte não foi muito diferente e até foi a Alemanha a conseguir melhores resultados, de início, com Christophe Hilsebeck a reduzir para 5-3, aos 16 minutos do segundo tempo.
Dois pontapés de Pedro Ávila, com cinco minutos para jogar e mesmo em cima do final, respetivamente, fizeram o 11-3 final, um resultado escasso face às expetativas mas que é suficiente para os quatro pontos da vitória.
O último pontapé foi especialmente 'amargo' para os alemães, que, assim, viram fugir o ponto extra para quem perde por menos de sete.
Com este resultado, Portugal iguala a Espanha no quarto lugar, com cinco pontos, bem acima da Alemanha, lanterna-vermelha sem qualquer ponto.
Decisivo para o quarto lugar será o Portugal-Espanha, de 14 de março, em Coimbra. O último jogo de Portugal será contra a Rússia, a 21 de março, em Sochi.