loading

LC: FC Porto passou 80% das eliminatórias iniciadas com empates fora

O FC Porto seguiu em frente em 80 por cento das eliminatórias europeias de futebol que iniciou com empates fora, tendo ‘tombado’ apenas duas vezes, perante os ‘monstros’ Bayern Munique e Manchester United.

LC: FC Porto passou 80% das eliminatórias iniciadas com empates fora

Em 1990/91, os ‘dragões’ empataram a um golo em Munique, nos quartos de final da Taça dos Campeões, mas os bávaros vieram às Antas vencer por 2-0 e, em 2008/09, após um 2-2 em Old Trafford na mesma fase da ‘Champions’, foi Cristiano Ronaldo quem ‘gelou’ o Dragão.

Um ‘enorme’ remate de fora da área do internacional luso, logo aos seis minutos, ditou o 0-1 final e selou a eliminação dos portistas, na última vez que estes empataram fora na primeira mão de uma eliminatória das taças europeias.

Estes dois ‘duelos’ são, porém, as exceções, já que, nas restantes ocasiões, os portistas seguiram em frente: sete vezes com triunfos e uma com um empate, a zero, também nos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Em 2008/09, dois tentos do argentino Lisandro Lopez valeram um empate a dois no Vicente Calderón e, na segunda mão, no Dragão, uma igualdade sem golos foi suficiente para o FC Porto chegar aos ‘quartos’, para tombar perante Ronaldo.

Os outros sete clubes que chegaram às Antas depois de cederem empates caseiros foram todos derrotados, incluindo um conjunto suíço, o Sion: após 2-2 fora, os portistas golearam em casa por 4-0, com tentos de Jorge Costa, Kostadinov, Domingos e Jaime Magalhães.

A primeira vítima foi o Stade Français, na primeira ronda da Taça das Cidades com Feiras de 1965/66, com o FC Porto a empatar a zero em França e, depois, a vencer por 1-0 em casa, com um tento solitário de Manuel António.

Seguiram-se o Cardiff City (2-1, após 2-2), em 1968/69, o Colónia (1-0 em Coimbra, depois de 2-2), em 1977/78, e o Dínamo de Bucareste (4-0, após 0-0), na eliminatória que antecedeu a eliminação perante o Bayern Munique.

Na lista constam ainda dois clubes afastados nas duas primeiras eliminatórias da edição 2000/01 da Taça UEFA, o Partizan Belgrado (1-0, depois de 1-1 na Sérvia) e o Wisla Cracóvia (3-0, após 0-0 na Polónia).

Na terça-feira, no Dragão, o FC Porto só precisa de uma igualdade a zero para conquistar um lugar nos quartos de final da Liga dos Campeões, depois do empate a um golo obtido em Basileia, graças a um penálti de Danilo, aos 79 minutos.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?