A UEFA está a espera do programa dos candidatos à presidência da FIFA, entre os quais está o antigo internacional português Luís Figo, para decidir qual apoiará na corrida à liderança do organismo que rege o futebol mundial.
“Vamos ver o que vai acontecer. Vamos ver qual é o programa de cada um dos candidatos”, disse o presidente da UEFA, o francês Michel Platini, num vídeo publicado hoje no sítio oficial da UEFA na Internet, em que responde a perguntas de adeptos.
Platini defendeu que “é importante para o futebol que exista uma mudança na FIFA”, razão pela qual a UEFA se manifestou contra a candidatura do atual presidente, o suíço Joseph Blatter, mesmo que ainda não tenha escolhido qual o candidato que terá o apoio do organismo europeu.
Além de Figo e Blatter, considerado o principal favorito à reeleição para um quinto mandato, concorrem também à presidência da FIFA o príncipe Ali bin Al Hussein, da Jordânia, vice-presidente do organismo, e Michael van Praag, líder da federação holandesa.
Platini já tinha dito que a UEFA não iria apoiar Blatter e chegou mesmo a ponderar candidatar-se à presidência da FIFA, mas entendeu que “ainda não era o momento”. “Veremos, um dia, se me vou candidatar, ou não”.
As eleições para a presidência do organismo que rege o futebol mundial realizam-se a 29 de maio, no segundo de dois dias de congresso da FIFA, em Zurique, na Suíça.