Os estádios Maracanã e Olímpico (ambos no Rio de Janeiro), Mineirão, (Belo Horizonte), Arena Corinthians (São Paulo), Garrincha (Brasília), Fonte Nova (Salvador) e Amazónia (Manaus) vão acolher os torneios de futebol dos Jogos Olímpicos Rio2016, anunciou hoje a FIFA.
Apesar de ter considerado, numa primeira fase, a cidade de Manaus como “não adequada” para acolher o evento, a FIFA acabou por eleger o Arena Amazónia como um dos ‘palcos’ dos torneios masculino e feminino de futebol.
A 12 de fevereiro, quando o Brasil apresentou a proposta de seis cidades, a FIFA respondeu que Manaus “não era uma primeira opção adequada para ser sede do evento”.
À exceção do Estádio Olímpico do Rio de Janeiro, todos os restantes recintos integraram o calendário da edição do Mundial2014, ganha pela Alemanha.
“Os torneios olímpicos de futebol oferecem uma fantástica oportunidade para reviver o ambiente incrível do Mundial de 2014, tanto no Rio de Janeiro como nas outras cinco cidades anfitriãs”, considerou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Marco Polo Del Nero, em comunicado.
Del Nero, que também lidera a comissão organizadora da FIFA dos torneios de futebol dos Jogos Rio2016, acrescentou que as seleções apuradas “podem agora utilizar os estádios e as infraestruturas que serviram o Mundial, que implicam o país em mais uma competição de primeira categoria”.
“Estou convencido de que as equipas participantes viverão uma experiência olímpica inolvidável”, destacou o dirigente brasileiro.
Os 58 jogos dos dois torneios vão disputar-se entre 03 e 20 de agosto de 2016, mas o calendário definitivo “vai ser confirmado num futuro próximo”, referiu ainda Del Nero.