O presidente do Comité Olímpico de Portugal classificou esta quarta-feira a primeira edição dos Jogos Europeus, que decorre em junho, como uma oportunidade de Portugal desportivamente e de continuar a construir a delegação para os Jogos Olímpicos Rio2016.
José Manuel Constantino destacou também a importância que o evento, que decorrerá entre 12 e 28 de junho em Baku, no Azerbaijão, poderá ter na “aproximação de países europeus, num momento em que o continente vive de costas voltadas”.
O presidente do COP considerou que Baku vai querer “apresentar um evento com elevada capacidade organizativa” e descartou a possibilidade de Portugal vir a candidatar-se à organização de futuras edições.
José Manuel Constantino falava na apresentação de uma iniciativa relacionada com o evento, na qual Jorge Cristóvão vai fazer a ligação de bicicleta entre Lisboa e Baku, transportando a bandeira portuguesa.
"Sou um amante do ciclismo, fiz esta proposta ao comité olímpico, porque para mim será um desafio e uma honra poder transportar a bandeira nacional”, afirmou Jorge Cristóvão, de 53 anos.
O ciclista vai percorrer cerca de 7.000 quilómetros, em 60 dias, com passagens por Espanha, Itália, Grécia, Turquia e Geórgia, numa viagem durante a qual contará com a ajuda de uma bicicleta elétrica.
“Isto só com as pernas, se calhar, não ia lá”, afirmou Jorge Cristóvão, que se propõe fazer etapas diárias entre 100 e 160 quilómetros.
Portugal tem já apurados para a competição 75 atletas de nove modalidades, aos quais poderão juntar-se mais alguns de outros quatro desportos, cujos apuramentos terminam em abril.
José Garcia, chefe da missão portuguesa, considerou que os Jogos “são mais um patamar de preparação para o Rio2016” e garantiu que o objetivo é sempre lutar pelas medalhas.
“No ano de apuramento olímpico e sendo algumas das modalidades de apuramento para o Rio2016, com certeza que iremos lá lutar pelo maior número de medalhas que nos for possível”, disse.
Apesar de o chefe de missão não querer falar em medalhas, o selecionador português de futebol de praia, Mário Narciso, assumiu que a equipa portuguesa quer lutar por um lugar no pódio.
“Estamos entre os favoritos e estamos preparados. Quem quer ser vencedor tem de estar preparado para tudo, queremos vir de lá com uma medalha”, disse.
Os Jogos Europeus realizam-se entre 12 e 28 de junho, em Baku, e serão disputados por cerca de 6.000 atletas, que vão lutar por 253 medalhas em 20 modalidades.
Neste grupo de 20 modalidades, 16 integram o programa dos Jogos Olímpicos Rio2016 e em 12 destas os Jogos Europeus serão de extrema importância para o apuramento olímpico, de forma direta ou indiretamente.
No caso do ténis de mesa, tiro e triatlo, os vencedores de cada uma das provas garante um lugar nos Jogos Olímpicos.
No atletismo, boxe, ciclismo, judo, lutas amadoras, natação, taekwondo, tiro com arco e voleibol, os atletas poderão obter pontos para as classificações mundiais que determinam o apuramento.