A Confederação Olímpica do Desporto Alemão (DOSB) elegeu hoje, por unanimidade, a cidade de Hamburgo como a candidata germânica à organização dos Jogos Olímpicos de 2024.
Esta assembleia eleitoral decorreu em Frankfurt, cinco dias depois dos oito membros do comité executivo da DOSB terem recomendado, também de forma unânime, o voto em Hamburgo, rejeitando Berlim, que saiu da corrida.
No relatório apresentado segunda-feira, a DOSB destacava o amplo apoio entre os 1,8 milhões de habitantes de Hamburgo, enquanto a população de Berlim manifestava algum ceticismo.
A reforçar as opiniões negativas em Berlim estavam os atrasos e o agravamento de custos da construção do novo aeroporto, cujas obras deverão estar concluídas apenas em 2017, seis anos depois de o inicialmente previsto.
O presidente da DOSB, Alfons Hörman, feliciou Hamburgo pela vitória de hoje, salientando o “claro apoio” na assembleia eleitoral, tal como o ministro do Interior, com a ‘pasta’ do Desporto, Thomas de Maizière
Apesar de admitir que a derrota “continua a doer”, o presidente da camara de Berlim, Michael Müller, também se colocou ao lado de Hamburgo na assembleia de Frankfurt e pediu a todos “forte apoio” àquela candidatura alemã.
Na corrida à organização do evento está também a cidade de Boston, nos Estados Unidos, aguardando-se ainda as confirmações de Roma, Paris, Istambul e Doha.