O neozelandês James Oram (Team Axeon) venceu hoje a etapa inaugural da Volta ao Alentejo em bicicleta, que ligou Portalegre a Castelo de Vide, sendo assim o primeiro a vestir de amarelo na 33.ª edição da prova.
Apesar das dificuldades sentidas ao longo dos 143,7 quilometros da etapa, o campeão neozelandês de contrarrelógio aproveitou os últimos metros da tirada para se adiantar ao grupo de cerca de 40 corredores em que seguia e garantir os quatro segundos de bonificação atribuídos ao vencedor, segundos esses que diz serem ‘curtos’ para continuar a envergar a camisola amarela.
“Não me senti bem praticamente durante toda a etapa, estive quase sempre na cauda do pelotão, mas tenho uma equipa extraordinária, que me esteve sempre a ajudar. A vantagem que consegui é muito curta para manter a camisola amarela, mas vamos estudar o percurso e tomar as melhores decisões para a equipa”, afirmou o ciclista.
O português Ruben Guerreiro (Axeon) foi segundo, enquanto o espanhol Delio Fernandez (W52–Quinta da Lixa) fechou o pódio da etapa.
Na quinta-feira, corre-se a segunda etapa da prova, que ligará Castelo de Vide a Mora, num percurso de 152,5 quilómetros.