loading

Triunfo sobre Sérvia deixa Portugal a liderar o grupo e perto do Euro 2016

Portugal venceu hoje a Sérvia por 2-1, e, para além de ter assumido a liderança do Grupo I, ficou mais perto de qualificação para o Campeonato da Europa de futebol de 2016, a decorrer em França.

Triunfo sobre Sérvia deixa Portugal a liderar o grupo e perto do Euro 2016

Ricardo Carvalho, aos 10 minutos, colocou em vantagem a seleção das ‘quinas’, que apresentou no banco, em substituição do castigado selecionador Fernando Santos, o adjunto Ilídio Vale.

A vantagem da seleção portuguesa foi desfeita pelo ex-benfiquista Nemanja Matic, com um pontapé acrobático que surpreendeu Rui Patrício, aos 61 minutos, mas Fábio Coentrão, hoje a atuar a extremo, devolveu a vantagem a Portugal dois minutos volvidos, aos 63.

Com os três pontos somados frente à Sérvia, Portugal ascendeu ao primeiro lugar do Grupo I, com nove pontos, mais dois do que a Dinamarca e a Albânia, segunda e terceira posicionadas, e ficou mais perto da fase final.

No outro encontro do agrupamento, a Albânia esteve a perder desde muito cedo na receção à Arménia, na sequência do tento de Yura Movsisyan, aos quatro minutos, mas deu a volta ao resultado já na fase final, graças aos remates certeiros de Mergim Mavraj, aos 77, e Shkelzen Gashi, aos 82.

A formação albanesa igualou, assim, a Dinamarca (perdeu hoje por 2-0 em França, num particular) na segunda posição do grupo, com sete pontos, enquanto a Arménia mantém-se na última posição, com um ponto nos quatro jogos disputados.

No Grupo D, e já depois da campeã mundial Alemanha ter vencido a Geórgia, por 2-0, e a Escócia ter goleado Gibraltar, por 6-1, a líder Polónia deixou escapar a vitória frente à Republica da Irlanda, em Dublin (1-1).

Slawomir Peszko, aos 26 minutos, colocou a Polónia em vantagem, mas Shane Long, já no primeiro minuto dos descontos, empatou para a Republica da Irlanda (1-1), contribuindo para que a Alemanha ficasse a um ponto do topo do grupo.

Fletcher marcou três dos seis golos com que a Escócia goleou em casa Gibraltar, por 6-1, tornando-se o primeiro jogador escocês a concretizar um ‘hat-trick’ desde 1969, quando Colin Stein cometeu idêntica proeza num jogo com o Chipre.

O médio Shaun Maloney inaugurou o marcador aos 18 minutos, na marcação de uma grande penalidade, mas a frágil representação de Gibraltar empatou aos 20, por intermédio de Lee Casciaro, antes de Fletcher (29), Maloney (34, através de novo ‘penalty’) e Steven Naismith (39) fixarem o 4-1 ao intervalo.

Na segunda parte, os escoceses apenas marcaram mais dois golos, mas isso foi suficiente para Fletcher entrar para história do futebol naquele país, ao consumar um ‘hat-trick’ que já não acontecia há 46 anos, com tentos marcados aos 77 e 90 minutos.

Roménia e Irlanda do Norte mantiveram o braço-de-ferro no topo do Grupo F, com vantagem de um ponto para os romenos, após as vitórias conquistadas hoje nas receções às Ilhas Faroé (1-0) e à Finlândia (2-1), respetivamente.

Um golo de Claudiu Keseru, aos 21 minutos, foi tudo o quer a Roménia conseguiu frente a uma das seleções europeias mais fracas, enquanto o ‘bis’ de Kyle Lafferty (33 e 38 minutos) lançou a Irlanda do Norte para o triunfo sobre os finlandeses, que reduziram por Berat Sadik, em cima dos 90.

Também para o grupo F, Hungria e Grécia, que estreou em Budapeste o selecionador uruguaio Sérgio Markarián, empataram a 0-0, resultado que deixa os helénicos em situação difícil.

A Grécia manteve a última posição do grupo, apenas com dois pontos conquistados em cinco jogos, referentes a dois empates.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?