loading

FIFA confirma uso da tecnologia 'olho de falcão' no Mundial2015 feminino

A FIFA confirmou hoje que a tecnologia ‘olho de falcão’ será utilizada na linha de golo durante o Mundial2015 de futebol feminino, que se inicia a 06 de junho, em Edmonton, no Canadá.

FIFA confirma uso da tecnologia 'olho de falcão' no Mundial2015 feminino
Futebol 365

Será a primeira vez que uma tecnologia para a linha de golo (GLT) será usada num grande evento do futebol feminino, na sequência do sucesso que a ‘GoalControl’, outro sistema, teve no Mundial2014, na Taça das Confederações e nos três Mundiais de clubes.

Esta decisão segue-se a um concurso lançado em dezembro de 2014, no qual a FIFA convidou os prestadores licenciados de fornecimento de tecnologia GLT a participar numa visita de inspeção aos estádios que vão sediar o Mundial2015, em Edmonton, Moncton, Montreal, Otava, Vancouver e Winnipeg.

O ‘olho de falcão’, usado há alguns anos no ténis, é um sistema baseado em sete câmaras instaladas no ponto mais alto possível da estrutura do estádio e que utiliza a mais recente tecnologia de captação e resolução de imagens, tendo capacidade para localizar a bola em todos os momentos, mesmo que só seja detetada por duas das sete câmaras.

É um sistema que tem uma precisão milimétrica e que dá indicação se um golo foi ou não válido no espaço de um segundo através de uma vibração e de um sinal visual no relógio do árbitro do encontro.

A tecnologia ‘olho e falcão’ será testada em cada estádio que vai ser palco da competição por uma entidade independente e os árbitros também irão realizar seus próprios testes, de acordo com os procedimentos operacionais aprovados pela International Football Association Board (IFAB), organismo que tutelas as regras do futebol.

O Mundial2015 será o segundo evento da FIFA a usar esta tecnologia específica, depois do Mundial de Clubes de 2012, que se disputou no Japão, e disputar-se-á entre 06 de junho e 05 de julho, com a participação de 24 seleções.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?