loading

Rui Vitória quer regressar aos triunfos com o Arouca a precisar de pontos

O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, disse hoje que espera regressar sexta-feira aos triunfos na Primeira Liga, num jogo que antevê difícil perante o Arouca, uma equipa que precisa de somar pontos.

Rui Vitória quer regressar aos triunfos com o Arouca a precisar de pontos
Futebol 365

A equipa vimaranense ocupa o quinto lugar da I Liga, com 40 pontos, embora, na segunda volta, tenha somado apenas seis e venha de três derrotas consecutivas. O técnico vitoriano espera voltar às vitórias, mas olha para o Arouca como um adversário 'duro' de bater.

"Na segunda volta, os jogos são todos muito complicados. Vê-se as equipas de baixo a somarem pontos. Este não foge à regra. O Arouca tem uma belíssima equipa, recheou-se de bons jogadores, experientes e mantém o mesmo treinador há algum tempo", disse o técnico na conferência de imprensa de antevisão ao jogo de Guimarães.

A turma vitoriana regressa à competição, após a paragem do fim de semana anterior para os compromissos das seleções nacionais e o treinador referiu que a ausência de competição pode ter um efeito positivo no rendimento dos jogadores, apesar da quebra da "rotina semanal do jogo".

"Houve duas semanas de trabalho sem a questão da competição, que, às vezes, é boa e, às vezes, é má. Permitiu-nos trabalhar de uma forma um pouco mais liberta dessa carga. Nestes 15 dias, os meus jogadores têm sido fantásticos no processo de trabalho", explicou.

Os maus resultados obtidos pelo Vitória na segunda metade do campeonato permitiram a aproximação ao quinto lugar do Paços de Ferreira, que está a três pontos, e do Rio Ave e do Belenenses, que estão a quatro, mas Rui Vitória recusou qualquer pressão adicional na abordagem aos jogos.

"Conquistámos coisas boas. Tivemos, agora, coisas menos boas. Há oito jogos pela frente. A maioria dos treinadores de Portugal gostaria de estar onde nós estamos. Esta tranquilidade é transmitida aos jogadores", reiterou.

O treinador da equipa minhota acrescentou ainda que "quem quer subir na sua carreira, tem de saber lidar com os momentos em que se perde e em que se ganha", garantindo que o objetivo de alcançar a Liga Europa, definido pela direção vitoriana em fevereiro, não o preocupa.

"Quando se fala no objetivo, a minha preocupação é apanhar o quarto lugar. A ambição é diária. Em cada treino, a ambição é ganhar mais um lance, mais uma bola, saltar mais alto. Quando se passou essa mensagem, foi no sentido de que as coisas não se conseguem, se não se arriscar", frisou.

Nesta semana, a UEFA anunciou que as receitas de participação na Liga Europa vão aumentar a partir da próxima época, mas Rui Vitória não comentou se tal servirá de incentivo adicional para os vimaranenses, atualmente em reestruturação financeira, atingirem a prova.

"Somos treinadores e jogadores. A minha principal função é estar focado na minha atividade. Não houve mudança de discurso. Se pudermos ajudar o Vitória, essa é a nossa tarefa", disse.

Cada um dos 48 clubes que participem na segunda prova europeia receberão de entrada 2,4 ilhões de euros, mais 360.000 por vitória e 120.000 por empate na fase de grupos.

O técnico comentou ainda as renovações com os futebolistas da equipa B Miguel Silva e Alexandre Silva, deixando elogios à forma como a direção está a preparar o futuro do clube, e também um possível interesse de clubes ingleses na sua contratação.

"Estas notícias não surgiram de ninguém cá de dentro, nem de ninguém que gostasse particularmente do meu trabalho. Surgiram de jornais e sítios que não conheço. Isso deixa-me satisfeito, porque são coisas completamente independentes. No início da época, foi a Gazzetta dello Sport, agora foi Inglaterra", afirmou o treinador vitoriano.

O Vitória de Guimarães, quinto classificado, defronta o Arouca, 16.º, para a 27.ª jornada da I Liga, na sexta-feira, pelas 18:00, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com arbitragem de Olegário Benquerença, de Leiria.

Programa da jornada

Sexta-feira, 3 de Abril de 2015
Académica - Rio Ave, 0 - 0
V. Guimarães - Arouca, 1 - 0
Gil Vicente - Sp. Braga, 0 - 2

Sábado, 4 de Abril de 2015
Penafiel - Boavista, 2 - 2
Benfica - Nacional, 3 - 1
Belenenses - Moreirense, 2 - 0
Paços Ferreira - Sporting, 1 - 1

Segunda-feira, 6 de Abril de 2015
Marítimo - V. Setúbal, 1 - 1
FC Porto - Estoril, 5 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?