loading

Treinador português no Canadá sonha um dia treinar o FC Porto ou o Boavista

O treinador de futebol dos Ottawa Fury, da Liga Norte-americana de Futebol (NASL), o luso-canadiano Marc dos Santos, disse à agência Lusa que sonha treinar um dia o FC Porto ou o Boavista.

Treinador português no Canadá sonha um dia treinar o FC Porto ou o Boavista
Futebol 365

"Vamos a ver as portas que se abrem no futuro, o meu clube de coração é o Boavista, mas ele neste momento está bem entregue. Cresci nos arredores do Porto, é claro que clubes como o Boavista ou o FC Porto tiveram um impacto na minha vida e formação", afirmou Marc dos Santos, de 37 anos.

Filho de emigrantes de Aveiro, o técnico nasceu em Montreal, no Canadá, onde viveu até aos nove anos, depois regressou a Portugal, onde foi criado.

Marc dos Santos já treinou o Montreal Impact, clube que atualmente disputa a Major League Soccer (MLS), tendo ainda passagens pelas camadas jovens dos clubes brasileiros do Palmeiras e do Desportivo Brasil.

Em 2014, assumiu o comando dos recém-criados Ottawa Fury, que passaram a integrar a NASL, considerada pela federação norte-americana a segunda liga mais forte nos Estados Unidos, atrás da MLS. Apesar da existência destas duas ligas, nos Estados Unidos não há promoções nem despromoções entre ambas.

No seu ano de estreia, os Fury terminaram a primeira fase (`spring season´) na sexta poisção, enquanto a segunda fase (fall season) foram oitavos, sendo que Marc dos Santos tem como principal objetivo para esta temporada tentar alcançar um dos quatro primeiros lugares, que dão acesso aos `play-offs´.

"O primeiro ano foi para dar rotatividade e consistência à equipa. Agora, no segundo ano, queremos ser mais ambiciosos, queremos fiicar nos quatro primeiros para chegarmos ao `play-off´. Esta é uma liga muito competitiva, com equipas muito idênticas. Temos de estar prontos para disputarmos cada jogo como uma final", acrescentou.

O técnico conta no plantel com alguns jogadores que já alinharam no campeonato português, nomeadamente Oliver Minatel (avançado, ex-Nacional), Peiser (guarda-redes, ex-Académica e Naval) e o médio luso-canadiano Mauro Eustáquio. Recentemente a equipa reforçou-se com o capitão da seleção canadiana Julien de Guzman.

"Com a minha ligação a Portugal, é sempre um mercado que estamos atentos e abertos. Não seria surpresa nenhuma ver mais jogadores das ligas portuguesas connosco", revelou.

A NASL arranca no sábado, com os canadianos a jogarem em Cary, na Carolina do Norte (Estados Unidos), diante dos Carolina Railhawks.

O campeonato conta com alguns jogadores com fama internacional, casos de Raul González (ex-Real Madrid) e Marcos Senna (ex-Villarreal) e do internacional colombiano Rafael Castillo.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?