O ciclista australiano Michael Matthews (Orica-GreenEdge) escapou a uma queda nos metros finais para se impor na primeira etapa da Volta ao País Basco, assumindo a liderança da geral.
À entrada em Bilbau, onde estava situada a meta depois de 162,7 quilómetros de uma jornada que começou na mesma cidade, vários corredores caíram, deixando a discussão da etapa entregue a um grupo de 59 corredores, no qual estavam os portugueses Rui Costa (Lampre-Merida) e André Cardoso (Cannondale-Garmin).
No ‘sprint’ foi melhor Michael Matthews, que bateu o campeão do mundo, o polaco Michal Kwiatkovski (Etixx-Quick Step), que não aproveitou o excelente trabalho final do companheiro Tony Martin, e o russo Ilnur Zakarin (Katusha).
Esta é a segunda vitória do australiano, de 24 anos, na prova espanhola, depois da etapa conquistada no ano passado. Consequentemente, Matthews é o primeiro líder da 55.ª Volta ao País Basco.
Entre os portugueses, Rui Costa (20.º) e André Cardoso (23.º) chegaram no grupo da frente, que cumpriu a tirada em 03:57.07 horas, enquanto Bruno Pires (Tinkoff-Saxo) foi 77.º, a 03.09 minutos, e Mário Costa (Lampre-Merida) 129.º, a 10.05 minutos.