O atleta chinês Liu Xiang, campeão olímpico dos 110 metros barreiras em Atenas2004, anunciou esta terça-feira, no seu blog, o "fim da carreira desportiva e o início da reforma".
"Hoje, a minha vida de atleta profissional é suspensa e dou início formalmente à minha reforma", escreveu Liu Xiang, confirmando o que o seu treinador, Sun Haiping, tinha adiantado a semana passada.
Liu Xiang, de 31 anos, um dos nomes maiores do desporto chinês da atualidade, refere ainda que foi uma decisão difícil de tomar, mas que, devido a uma lesão crónica no pé direito, não tinha escolha.
Nascido em Xangai, Liu Xiang conquistou o ouro nos 110 metros barreiras em Atenas2004, mas em 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim, perante o seu público, deixou a pista a chorar na primeira série da disciplina, incapaz de defender o título.
Depois do fracasso em "casa", quatro anos depois, nos Jogos Olímpicos Londres2012, Liu Xiang caiu estrondosamente ao atacar o primeiro obstáculo dos 110 metros barreiros e começou a falar-se no fim da carreira do atleta.
A última aparição de Liu Xiang aconteceu em março, no estádio municipal de Pequim, num evento promocional do Campeonato do Mundo de atletismo, que se realizará na capital chinesa em agosto e ao qual o atleta, contra a sua vontade, já não irá participar.