O ucraniano Sergei Bubka, candidato à presidência da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) e antigo campeão olímpico e mundial de salto com vara, defende competições mistas no atletismo.
“Queremos ir nessa direção”, referiu o antigo atleta, considerando que a opção de competições mistas irá “melhorar a qualidade e o interesse” nas provas de atletismo.
Bubka, que anunciou a sua corrida à presidência da IAAF em janeiro, revelou hoje várias medidas que gostaria de ver implementadas na IAAF e falou também de uma maior solidariedade no desporto, não sendo o mesmo ainda acessível a todos.
O ex-atleta gostaria de criar um “programa de solidariedade” em colaboração o Comité Olímpico Internacional (COI), que favoreça a participação ao mais alto nível de atletas com menos meios.
Nesse sentido, Bubka, campeão olímpico em Seul1988 e presidente da Federação Olímpica Ucraniana desde 2005, anunciou a intenção, caso seja eleito, de promover um programa de bolsas para atletas e treinadores.
Outro aspeto defendido pelo hexacampeão mundial de salto com vara é a necessidade de avanços tecnológicos, numa perspetiva de “transparência e ética” no combate ao ‘doping’.
O ucraniano, que conquistou três dos seus seis títulos mundiais ao ar livre ainda pela antiga União Soviética, é candidato à presidência da IAAF contra o britânico Sebastian Coe, também ex-campeão olímpico, nos 1.500 metros.
As eleições para substituição do senegalês Lamine Diack à frente da IAAF decorrerão em agosto, em Pequim.
Bubka foi também candidato à presidência do COI, em 2013, mas perdeu para o alemão Thomas Bach.