A seleção portuguesa feminina de futebol foi hoje goleada pela República Checa, por 4-0, em jogo de preparação para o apuramento do Europeu de 2017, disputado no Estádio Municipal do Fontelo, em Viseu.
Uma sucessão de erros da equipa portuguesa permitiu que a República Checa chegasse à vantagem muito cedo, quando Lucie Martinkova aproveitou uma bola perdida na área para inaugurar o marcador.
As jogadoras checas entraram forte no jogo, fazendo prevalecer o seu maior poderio físico, com as portuguesas a acusarem em demasia o nervosismo com que entraram em campo.
Essa ansiedade foi acentuada aos 10 minutos, quando as visitantes ampliaram a vantagem. Stefanie Eira calculou mal um atraso de bola para a sua guarda-redes e quem aproveitou foi Lucie Vonkova, que isolada frente a Neide Simões não desperdiçou o segundo golo.
Antes do intervalo, a seleção checa ainda elevou o marcador para 3-0, pela ponta de lança Vonkova que deixou o jogo praticamente decido antes do intervalo.
Na segunda-parte, os selecionadores Francisco Neto e Stanislav Krejcik fizeram várias alterações nas suas equipas, a portuguesa melhorou em alguns aspetos, sobretudo graças à capacidade técnica de Jéssica Silva na frente de ataque.
No entanto, as melhores oportunidades continuaram a pertencer à seleção checa, que estabeleceu o resultado final foi estabelecido no quarto de hora final por Jana Sedlackova, que, de calcanhar, aproveitou da melhor forma a marcação de um livre na esquerda por Eva Bartonova.
No final do jogo o selecionador português Francisco Neto reconheceu que o jogo não correu como esperava, sobretudo na receção e no último passe.
Ainda assim, o técnico mantém a esperança de, até setembro, quando começa a qualificação, perceber quem "são as jogadoras que a nível internacional conseguem dar uma resposta positiva de modo a fazermos o melhor apuramento possível".
Apesar do mau ensaio, o treinador considerou o resultado demasiado pesado "para aquilo que as jogadoras fizeram dentro do campo".