O presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) afirmou hoje que a I Liga tem tido "as arbitragens possíveis", ao ser confrontado com as críticas do FC Porto ao alegado favorecimento do Benfica.
O técnico do FC Porto afirmou, em entrevista ao Porto Canal, que era preciso "preservar a justiça da competição" e que "no final, não podem ser os árbitros a decidir o campeonato", acrescentando que devem ser apenas os jogadores a decidir os resultados dentro das quatro linhas.
Vitor Pereira escusou-se a comentar as críticas feitas por Julen Lopetegui, alegando que "não compete ao presidente do CA tecer comentários sobre comentários de outros agentes desportivos", mas, questionado pelos jornalistas, acabou por dizer que o campeonato "tem tido as arbitragens possíveis no quadro existente".
"O presidente do CA e os colegas vêm com muita atenção todos os jogos que podem, com o sentido de melhorar a arbitragem e de encontrar aspetos que possam ser melhorados. A nossa arbitragem é reconhecida como competente em termos nacionais, aos poucos, as pessoas vão admitindo um quadro de melhoria. E o nosso papel é não nos resignarmos", disse Vítor Pereira.
O presidente do CA da FPF esteve presente no oitavo Fórum Nacional da Arbitragem, realizado hoje em Sesimbra, para discutir questões relacionadas com a formação e captação de novos árbitros para a modalidade.
Apesar das críticas frequentes à arbitragem no futebol português, Vítor Pereira diz que o CA quer "chegar ao final do campeonato com um nível médio de desempenho, como em anos anteriores".
"Queremos sempre melhor, tal como os árbitros, que querem ter arbitragens perfeitas", acrescentou, reconhecendo que, por vezes, também há arbitragens que "não agradam a ninguém".