O Real Madrid vai discutir com o Atlético de Madrid, a sua ‘besta-negra’ 2014/2015, o acesso às meias-finais da Liga dos Campeões em futebol, tentando manter-se na corrida a um inédito ‘bis’ na ‘era Champions’.
Desde 1992/93, nenhuma equipa revalidou o título, nem FC Barcelona, de Guardiola – o AC Milan foi o último, em 1990, ao bater o Benfica por 1-0 -, e a formação liderada pelo golos de Cristiano Ronaldo é a 22.ª a tentá-lo, mas, para manter vivo o sonho, tem de ultrapassar os ‘colchoneros’ e Tiago.
Mesmo passando, o Real Madrid, também de Pepe e Coentrão, só dá mais um passo, pois em prova continuam outros ‘gigantes’, nomeadamente o Bayern Munique, oponente do FC Porto, e o ‘Barça’, adversário do Paris Saint-Germain, mais a Juventus, que encontra o surpreendente Mónaco, de Leonardo Jardim.
Numa reedição da final de 2014, disputada na Luz e que terminou com o triunfo do Real (4-1), após prolongamento, os detentores do troféu são, teoricamente, os favoritos, mas esta época nunca o provaram e já tiveram seis oportunidades.
Os ‘colchoneros’ e Diego Simeone ‘enganaram’ sempre os comandados de Carlo Ancelotti, aos quais ‘roubaram’ a Supertaça (1-1 fora e 1-0 em casa), afastaram da Taça do Rei (2-0 em casa e 2-2 fora, nos ‘oitavos’) e ainda bateram duas vezes na Liga (2-1 fora e expressivos 4-0 em casa).
No final do sexto jogo, do 0-4, Ronaldo conseguiu dizer que o Real Madrid era “muito melhor” do que o Atlético. O sorteio deu nova oportunidade aos ‘merengues’, mas também à ‘segunda’ equipa da cidade, que ainda não esqueceu Lisboa, onde esteve pertíssimo de chegar ao seu primeiro título europeu.
A eliminatória madrilena arranca terça-feira no Calderón e será, teoricamente, a mais equilibrada, mas também se espera que o Paris Saint-Germain possa complicar a vida ao FC Barcelona, de Messi e também de Neymar e Luis Suárez.
Os catalães, que ganharam 3-1 em casa e perderam 3-2 em Paris na fase de grupos, surgem como fortes candidatos às ‘meias’, até porque quarta-feira, na capital gaulesa, Laurent Blanc não terá a sua maior estrela, o castigado Zlatan Ibrahimovic, nem o lesionado David Luiz.
No fim de semana, as coisas correram bem melhor aos parisienses, que arrebataram a Taça da Liga francesa (4-0 ao Bastia, na final), enquanto os catalães, líderes da Liga espanhola, empataram em Sevilha (2-2) e viram o Real Madrid aproximar-se - ficaram a dois pontos.
Em 2012/13, as duas equipas encontraram-se nos ‘quartos’ e o ‘Barça’ passou com dois empates (2-2 em Paris e 1-1 em Barcelona), num duelo em que Messi se lesionou na primeira metade do jogo inaugural, depois de ter marcado.
Bem maior do que o de Real Madrid e FC Barcelona, é o favoritismo do Bayern Munique, que enfrenta o FC Porto, sobrevivente luso na Europa, na procura da quarta meia-final consecutiva e de uma terceira final em quatro anos.
Vencedor de dois títulos ao comando do ‘Barça’, o técnico catalão Pep Guardiola tem nas lesões o maior problema (Robben, Alaba e Benatia são ausências certas), enquanto o FC Porto também não estará na máxima força, pois Cristian Tello e Marcano não vão jogar e Jackson Martinez é forte dúvida.
Como os bávaros, também a Juventus é clara favorita a rumar às meias-finais, perante o Mónaco, de Leonardo Jardim, João Moutinho, Ricardo Carvalho e Bernardo Silva, que já chegou bem mais longe do que era esperado.
A formação que o ano passado foi afastada da final da Liga Europa pelo Benfica tem o campeonato italiano praticamente conquistado (mais 12 pontos do que a Lázio) e bem mais potencial, mas o Arsenal também tinha e caiu nos ‘oitavos’.
Os encontros da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões realizam-se na terça-feira, com o Atlético de Madrid a receber o Real Madrid e a Juventus como anfitriã do Mónaco, e na quarta-feira, com o ‘Barça’ a deslocar-se a Paris e o Bayern Munique a atuar no Dragão.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.