A Câmara de Paris deu esta segunda-feira oficialmente "luz verde" para a cidade organizar os Jogos Olímpicos de 2024, faltando agora apenas a aprovação do Comité Olímpico francês para avançar oficialmente com a candidatura.
"Começamos hoje a nossa aventura olímpica", afirmou a presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, numa cerimónia realizada na capital gaulesa, acrescentado que os JO serão "uma poderosa alavanca para o progresso" da cidade.
As palavras da responsável máxima da Câmara de Paris acontecem meses depois do próprio presidente francês, Francois Hollande, ter também dado o seu aval à organização da competição, um século depois de Paris ter recebido os JO1924 e também de 1900.
Esta semana, durante uma visita oficial à Suíça, Hollande vai encontrar-se com o presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, e deverá abordar a candidatura parisiense.
Com a aprovação da Câmara de Paris, cabe agora ao Comité Olímpico francês pronunciar-se sobre a candidatura e fazer a sua oficialização junto do COI até 15 de setembro deste ano, data limite imposta pelo organismo internacional.
Na corrida à organização do evento estão também as cidades de Hamburgo, na Alemanha, de Roma, em Itália, e Boston, no Estados Unidos, podendo também entrar em cena Istambul (Turquia) e Doha (Qatar).
A decisão final será conhecida em meados de 2017, durante o congresso do COI, que se vai realizar em Lima, no Peru.
Paris candidatou-se para organizar os Jogos Olímpicos de 1992, 2008 e 2012, mas perdeu sempre a corrida.