Portugal vai estar representado por três ginastas no campeonato da Europa de ginástica artística, a primeira grande prova internacional do ano, que decorre em Montpellier, França, entre 15 e 19 de abril.
Simão Almeida é, devido à lesão de Gustavo Simões, o único representante masculino e parte para a competição com o objetivo de voltar a competir nos seis aparelhos, algo que não acontece ao mais alto nível desde 2011.
"A primeira e única vez que competi nos seis aparelhos numa competição de alto nível foi em 2011 no campeonato da Europa de Berlim, agora passados quatro anos o meu principal objetivo é voltar a competir enquanto ‘all-arounder’ e realizar uma prova limpa e sem falhas graves nos seis aparelhos", disse o ginasta, citado pela Federação de Ginástica de Portugal (FGP).
O ginasta lembra que nos "últimos anos a ginástica artística masculina tem tido uma evolução enorme" e explica que, por isso, aumentou a dificuldade dos esquemas que vai apresentar.
Na competição feminina, as representantes portuguesas são Filipa Martins e Zoi Lima, que também aspiram a bons resultados.
"O meu objetivo é fazer uma prova limpa e depois um dos grandes objetivos é tentar entrar na final. Sinto-me bem e confiante", disse Filipa Martins, em declarações à FGP.
Os objetivos de Zoi Lima passam por "fazer uma prova limpa (...) com o objetivo de conseguir um lugar na primeira metade da tabela em solo".
Este ano, o campeonato Europeu, que antecede os Jogos Europeus, a disputar em junho, terá apenas competições individuais.
A ginástica artística masculina e feminina integra o programa dos Jogos Olímpicos. Na competição masculina, os ginastas competem em seis aparelhos - cavalo com arções, argolas, paralelas Barra, solo e salto cavalo –, enquanto na feminina as provas são feitas nas barras assimétrica, trave, solo e salto cavalo.