Os Miami Heat, que disputaram a final das últimas quatro edições, falharam a passagem aos "playoffs" da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA), após a vitória dos Indiana Pacers sobre os Washington Wizards.
Os campeões de 2012 e 2013, que não comprometiam os "playoffs" desde 2008, perderam a corrida à segunda fase, enquanto os Pacers continuam a pensar na etapa a eliminar, ocupando a oitava, e última, vaga da Conferência Este.
Neste momento, os Heat, com apenas mais um jogo por disputar na fase regular, somam 36 vitórias e 45 derrotas (44,4 por cento de triunfos), enquanto os Pacers ganharam o 38.º jogo, contra 43 desaires (46,9 por cento).
O encontro que "sentenciou" o destino dos Heat, disputado no Bankers Life Fieldhouse de Indianapolis, só ficou resolvido ao fim de dois prolongamentos, num embate "dramático" que só começou a definir-se no arranque do segundo período extra, quando os Pacers conseguiram um parcial de 7-2.
Agora, a "aventura" dos Pacers ainda não terminou. A última vaga para os "playoffs" a Este continua em aberto e ainda pode ser ocupada pelos Brooklyn Nets, caso vençam quarta-feira os Memphis Grizzlies, já apurados na Converência Oeste.
Pela formação dos Pacers, dois jogadores estiveram em destaque: C. J. Miles, que contribuiu com 25 pontos e oito ressaltos, e George Hill, que ficou muito perto de um "triplo-duplo", terminando com 24 pontos, 10 assistências e nove ressaltos.