O presidente da FIFA, Joseph Blatter, defendeu hoje que a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caraíbas (CONCACAF) deve ter quatro seleções apuradas diretamente para as fases finais do Campeonato do Mundo.
Blatter, que concorre às eleições para a presidência da FIFA com o ex-internacional português Luís Figo, entre outros, defendeu a atribuição de mais um lugar no Mundial à CONCACAF, que atualmente apura três seleções de forma direta, com uma quarta a ter de disputar um ‘play-off’ com um representante da Oceânia.
“Considero que se o Campeonato do Mundo se mantiver com 32 seleções, a CONCACAF deve ter direito a colocar quatro equipas”, disse Blatter durante o congresso do organismo continental, que decorre em Nassau.
A proposta de Blatter surge após a mais bem sucedida campanha de seleções daquela confederação no Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil, onde Estados Unidos – à frente de Portugal, que se ficou pela fase de grupos -, México e Costa Rica se qualificaram para as rondas a eliminar.
Além de Figo e Blatter, considerado o principal favorito à reeleição para um quinto mandato, concorrem também à presidência da FIFA o príncipe Ali bin Al Hussein, da Jordânia, vice-presidente do organismo, e Michael van Praag, líder da federação holandesa.
As eleições para a presidência do organismo que rege o futebol mundial realizam-se a 29 de maio, no segundo de dois dias de congresso da FIFA, em Zurique, na Suíça.