O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, rotulou hoje de “tremendamente importante” o jogo de sábado com a Académica, para a 29.ª jornada da I Liga, que “é das equipas em melhor forma na segunda volta”.
Julen Lopetegui, que falava na antevisão do jogo, no Olival, recordou a série imaculada dos ‘estudantes’ antes da derrota com o Benfica, na última ronda, e considerou que só um FC Porto “focado e aplicado de corpo e alma” conseguirá vencer o jogo de sábado.
“A Académica cresceu muito e é das equipas em melhor forma nesta segunda volta. Temos que fazer um grande esforço para vencer este adversário”, apontou Julen Lopetegui, relativizando os efeitos que a vitória frente ao Bayern Munique, para a Liga dos Campeões, possa ter.
Para o treinador portista, “o próximo adversário é sempre o mais importante e difícil” e o que se passou, por muito meritório que seja, como um triunfo por 3-1 frente ao Bayern Munique, “faz parte do passado e não conta para o próximo jogo”.
“Os jogos que faltam são sempre os mais complicados. Temos que nos focar no objetivo de amanhã [sábado], que é a Académica. Tem uma boa equipa, a que está em melhor forma de toda a segunda volta, e que chegou à Luz com uma série de nove jogos sem perder”, considerou.
Para o treinador portista, a Académica, que soma 15 empates nos 28 jogos realizados na I Liga, em que ocupa o 14.º lugar, com 27 pontos, “vai exigir ao FC Porto fazer um grande jogo”.
“São três pontos com tanta importância, ou mais, do que todos os outros jogos. Tudo o mais não interessa”, referiu Julen Lopetegui, recusando assim a ideia de que o resultado averbado frente aos alemães poderia galvanizar a equipa para sábado.
Questionado sobre o facto de o jogo com a Académica decorrer menos de 72 horas após o do Bayern Munique, o que vai contra as recomendações dos regulamentos, Julen Lopetegui admitiu que o clube estava de acordo em mudar, e que “havia várias possibilidades, mas que alguém decidiu e é amanhã [sábado] e isso é o que interessa”.
“A Académica é uma equipa muito bem organizada, com bons jogadores, e recupera dois elementos importantes para o jogo de amanhã [sábado]”, considerou o treinador dos ‘dragões’.
Contrariamente ao procedimento habitual dos ‘dragões’, de revelar a lista de convocados na véspera dos jogos, o FC Porto, até porque ainda vai avaliar alguns jogadores, só anunciará os eleitos no sábado, escassas horas antes da receção à Académica.
“Amanhã [sábado] veremos o estado físico de cada um dos jogadores, dado que muitos ainda não estão recuperados e veremos qual o ‘onze’ que estará em melhor condição e preparado para dar a resposta que a Académica exige”, adiantou.
Questionado ainda sobre qual das provas considerava prioritária vencer, se a I Liga ou a Liga dos Campeões, e perante a eventualidade de uma gestão de plantel, Julen Lopetegui esclareceu que o objetivo é sempre o próximo jogo e só depois pensar no que vem a seguir.
“A prioridade neste momento é a Liga, e o próximo jogo com a Académica. Temos de fazer um grande jogo, para o qual precisaremos de sentir o apoio e a energia dos nossos adeptos no apoio à equipa”, disse o treinador.