Várias federação mundiais, entre as quais a de atletismo e a de tiro, anunciaram hoje a saída da SportAccord devido às críticas feitas pelo organismo ao presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach.
Na Assembleia Geral da SportAccord, organização que junta 107 federações olímpicas e não olímpicas, o presidente Marius Vizer teceu várias críticas ao papel do COI.
“Após a minha eleição tentei desenvolver uma cooperação construtiva com o COI e com o seu presidente (...) infelizmente isso nunca se tornou uma realidade”, disse Marius Vizer, que também preside à Federação Internacional de Judo.
O presidente da SportAccord considerou ainda que o COI tem bloqueado o desenvolvimento de eventos multidesportivos e que a Agenda2020 não traz grandes benefícios para as federações e atletas.
Thomas Bach reagiu de imediato, lembrando que “no contexto da agenda 2020, muitas federações fizerem sugestões bastante construtivas, que permitirão estreitar a colaboração com o COI”.
Após as declarações de Vizer, os presidentes de 15 federações desportivas internacionais, entre as quais a de atletismo, futebol, natação e tiro, assinaram uma carta na qual se desvinculam do organismo.