Tudo fechado quanto às equipas promovidas de forma direta para a Premier League O Bournemouth goleou o Charlton (0-3) e ultrapassou o Watford (1-1, Sheffield Wednesday), vencendo o Championship naquela que será a sua primeira presença na 'alta roda' do futebol inglês. Definidos estão também os quatro participantes no 'play-off' pela última vaga de promoção em aberto.
À entrada para a 46.ª e última jornada do Championship, o Bournemouth ainda não tinha oficialmente garantido a promoção direta à Premier League, mas a equipa do sul de Inglaterra goleou o Charlton sem espinhas e ainda foi a tempo de ser campeã, ultrapassando o Watford na linha da meta.
Os golos forasteiros do Bournemouth foram assinados por Matt Ritchie, em dose dupla, aos 10' e 85', com Harry Arter a faturar ainda no primeiro tempo, à passagem dos 12 minutos.
O Watford teve a faca e o queijo na mão para erguer o título de campeão do Championship, mas deixou fugir a possibilidade mesmo nos últimos instantes da receção ao Sheffield Wednesday. Foi duro, mas foi verdade. Vydra inaugurou o marcador para o Watford aos 25', mas Nuhiu empatou para os forasteiros aos 90+1', gelando por completo o Vicarage Road.
Agora resta uma vaga de acesso ao Championship, que será disputada entre Norwich City, Middlesbrough, Brentford e Ipswich. Também aqui as coisas foram decididas no mínimo pormenor, com Brentford, Ipswich e Wolves a terminarem o campeonato com os mesmos 78 pontos e com os últimos a falharem o acesso ao 'play-off' de promoção.
Em sentido contrário, dois anos após ter descido da Premier League e vencido a Taça de Inglaterra, o Wigan Athletic não evitou a despromoção à League One. O Blackpool e o Millwall também não fugiram à desilusão de serem despromovidos ao terceiro escalão do futebol inglês.