O Sporting de Braga garantiu hoje a presença na próxima Liga Europa, ao empatar 2-2 em Paços de Ferreira e beneficiar da derrota do Belenenses em casa, por 3-1, no encerramento da 31.ª jornada da Liga.
Os bracarenses, que conseguiram empatar já para lá do tempo normal de jogo, ficam com vantagem suficiente sobre os rivais para não ficar abaixo do quinto lugar da competição - nas três jornadas que faltam, só o Vitória de Guimarães lhe poderá tirar o quarto lugar.
Os 'arsenalistas' até se poderão qualificar para a Liga Europa através da Taça de Portugal, caso vençam o Sporting na final do Jamor, no próximo dia 31 de maio. De qualquer forma, fica assegurado que o sexto classificado do campeonato também avança para a Liga Europa.
Com Benfica (78 pontos) e FC Porto (75) ainda na luta pelo título, e o Sporting (69), entre o segundo e o terceiro lugares, o Sporting de Braga chega aos 55 pontos e 'resolve' a primeira vaga para a Liga Europa, ao mesmo tempo que confirma aquilo que se esperava, que o sexto lugar também dará uma vaga na Europa.
O Vitória de Guimarães (50) consolida o quinto lugar, mas atrás dos vimarenenses a luta fica muito intensa e com vários interessados: Paços de Ferreira iguala o Belenenses, com 43 pontos, o Rio Ave chega aos 42 e o Nacional tem 40.
No Estádio Capital do Móvel, o Sporting de Braga teve a 'estrelinha' da sorte e chegou ao empate aos 90+5 minutos, através de um cabeceamento de Éder, a salvar um jogo que parecia destinado à derrota.
Em jogo marcado pela muita chuva e vento, Aderlan Santos adiantara a equipa do Minho, imediatamente antes do intervalo.
A jogarem a favor do forte vento nos segundos 45 minutos, os pupilos de Paulo Fonseca viraram o resultado, através de Hurtado (55) e Rúben Pinto (69, de canto direto), além de terem enviado uma bola à trave do Sporting de Braga.
O Paços de Ferreira de Ferreira até sobe ao sexto lugar, já que tem melhor diferença de golos do que o Belenenses (e também vantagem direta), mas decididamente fica com uma natural sensação de frustração, pela forma como deixa escapar três pontos.
O Belenenses deixou também fugir uma ocasião soberana para se afirmar no sexto lugar, ao perder no Restelo com o Rio Ave, o que permite aos vila-condenses entrar bem na luta pelo apuramento europeu, tanto mais que na próxima semana recebem o Paços de Ferreira, jogo que poderá valer pelo menos o sétimo lugar. Quanto aos ‘azuis’, jogam Coimbra com a Académica.
A vitória do Rio Ave não teve contestação. Ao intervalo já se registava 2-0 para os visitantes, com golos de Diego Lopes (5) e Tiago Pinto (28). Del Valle aumentou aos 52 minutos, antes de, finalmente, Rui Fonte reduzir para 1-3, aos 87.
Domingo, o FC Porto ganhou sem brilho ao Vitória de Setúbal, por 2-0, e no sábado o Benfica goleou em Barcelos o Gil Vicente, por 5-0, e o Sporting recebeu e bateu o Nacional, por 2-0.
O Boavista assegurou a manutenção, ao bater o Moreirense por 3-1. Os ‘axadrezados’ têm 33 pontos, mais 10 do que o penúltimo classificado, o Gil Vicente, quando restam três jogos e nove pontos por disputar.
O Penafiel, que empatou em casa com a Académica (0-0) é o lanterna-vermelha com 19 pontos e deverá ficar já despromovido no sábado, na visita ao Benfica.
Um lugar acima está o Gil Vicente (23) e um pouco melhor Vitória de Setúbal (26), Arouca (27) e Académica (28), os outros 'candidatos' à II Liga.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.