O treinador Pep Guardiola acredita que o seu Bayern Munique “tem qualidade” para fazer história no futebol Europeu e inverter na terça-feira a derrota por 3-0 sofrida em Barcelona, na primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões.
“Temos desvantagem de 3-0, mas tentaremos tudo. Faremos o nosso jogo e veremos o que acontece. Estes jogadores já demonstraram que querem a final. Isto não é o mesmo que o 3-1 contra o FC Porto, mas vamos tentar”, vincou Guardiola na véspera do jogo da segunda mão, na Allianz Arena, em Munique, Alemanha.
O que seria um feito inédito em meias-finais da ‘Champions’ ganharia uma outra dimensão pela consideração que o catalão tem pelo FC Barcelona, ao comando da qual venceu duas vezes esta competição.
“Acima de tudo temos de controlar o jogo. Claro que temos de atacar mais do que em Barcelona, mas vamos jogar contra a melhor equipa europeia dos últimos 15 anos”, avisou.
Alvo de diversas críticas da Alemanha, Guardiola garante que “não há qualquer problema com a mentalidade da equipa” e recordou que no seu grupo de trabalho “há seis ou sete futebolistas que foram campeões do Mundo e sabem o que é preciso ser feito”.
Na Catalunha, o argentino Lionel Messi, que cresceu sob o seu comando técnico no FC Barcelona, marcou dois golos e fez a assistência para o terceiro, surgindo como um obstáculo adicional na sua já complicada missão.
“Quando se joga contra o Messi há sempre respeito, mas ele é mais um jogador que temos de parar. Nós não temos esse tipo de futebolistas e ganhámos a Bundesliga, que é um campeonato duríssimo”, disse, esperando não cometer erros que punam a equipa.
Apesar da confortável vantagem, Luis Enrique, treinador do Barcelona, admite que vai “sofrer” para atingir a final: “Sabemos o quão grande é o Bayern Munique e teremos de estar ao nosso melhor nível para passar”.
“Não será um jogo fácil e vamos ter de sofrer. Se marcamos primeiro, será bom para nós, mas o Bayern tem qualidade para marcar”, avisou o técnico do conjunto catalão, que não sofreu qualquer golo nos últimos sete desafios e que no fim de semana ficou a uma vitória de se sagrar campeão de Espanha.
Luis Enrique recorda a importância do apoio dos adeptos para a equipa local e revela que não está disposto a deixar que este seja um “jogo louco”, assumindo que o Barcelona deve usar as suas armas para ferir o seu rival.
O técnico vai tentar que o jogo “seja o mais parecido possível com o da primeira mão” e, apesar de agradecer os elogios de Guardiola quando se refere ao Barcelona como a equipa com o melhor contra-ataque do Mundo, recorda que a sua equipa estará apostada em manter-se fiel ao seu conceito de posse de bola, à semelhança do rival.
Bayern Munique e Barcelona discutem o acesso à final na Allianz Arena, em Munique, a partir das 19:45 de terça-feira.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.