Nacional e Vitória de Guimarães empataram hoje 2-2 e marcaram passo relativamente aos respetivos objetivos, num jogo intenso e bem disputado, relativo à 32.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
No Estádio da Madeira, no Funchal, o Nacional marcou primeiro, por Marco Matias, mas os minhotos deram a volta ao resultado, ainda antes do intervalo, com golos de Ricardo Valente e Bernard. Em noite de grande inspiração, o ex-vimaranense Marco Matias voltou a marcar, aos 77 minutos, e foi homem do jogo, atingindo os 15 golos do campeonato.
As equipas desperdiçaram a oportunidade de ficarem mais perto dos seus objetivos: O Vitória de Guimarães continua no quinto lugar, agora com 51 pontos, a quatro do Braga, quarto classificado, enquanto o Nacional é décimo classificado, com 41 pontos, os mesmos do rival Marítimo (9.º), e está agora a três pontos do sexto lugar, que dá acesso a uma competi, depois ção europeia.
Apesar do equilíbrio que se verificou na partida, os vimaranenses foram eficazes e os insulares foram demasiado perdulários, com destaque para o avançado Lucas João, que, em noite de desacerto, falhou uma série de oportunidades, três das quais de forma escandalosa.
Marco Matias fez o golo, no minuto inaugural e no primeiro lance de ataque da sua equipa, numa jogada individual pela esquerda, concluída com remate de pé direito, depois de um ressalto da bola nas pernas de um adversário, que o deixou isolado.
Os vitorianos reagiram positivamente e empataram aos 14 minutos, com o avançado Ricardo Valente, bem colocado na área, a finalizar, após cruzamento da direita.
Depois de Lucas João ter perdido duas boas oportunidades para marcar, Bernard colocou os minhotos na frente, aos 37 minutos, com Bernard a concluir uma boa jogada de Sami, conduzida pela direita.
Com o jogo a 'ferver' no relvado, aos 58 minutos, Moreno fez um mau alívio e a bola foi de encontro ao poste da sua baliza.
Aos 77 minutos, Marco Matias esteve uma vez mais em destaque, ao fazer o ‘bis’ na partida e o seu 15.º golo no campeonato, aproveitando bem uma falha defensiva dos minhotos, que o deixaram à vontade para fixar o resultado. Tal como no primeiro golo, o antigo jogador do Vitória não festejou.
As duas equipas insistiram junto das balizas e foi novamente Lucas João, aos 85 minutos, a falhar na 'cara' de Douglas aquele que poderia ter sido o golo do triunfo.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.