O brasileiro Rogério Ceni, o guarda-redes com mais golos marcados na história do futebol, com um total de 127, anunciou hoje que deverá retirar-se em agosto.
Aos 42 anos, Ceni diz que apenas pretende cumprir o contrato com o São Paulo, pelo que “muito provavelmente” vai terminar a carreira a 06 de agosto, quando terminar o vínculo.
O guarda-redes revelou conversas com a direção para prolongar a ligação caso a equipa vencesse a atual edição da Taça Libertadores da América, mas foi afastado pelo Cruzeiro nos oitavos de final.
“Sempre acreditei muito no apuramento. Eles (companheiros de equipa) são jovens e terão outras oportunidades. Para fim, foi a última. Gostaria muito de ter vencido, mas fica para outra atividade, outra profissão”, disse.
Ceni tinha decidido terminar a carreira em dezembro último após o fim do campeonato, mas decidiu prolongar o contrato com o São Paulo, única equipa que representou como profissional, para disputar a Libertadores.
O guarda-redes ficou conhecido mundialmente pelo anormal número de golos marcados, divididos entre penaltis e livres diretos, bem como as fintas aos adversários, algumas em situações apertadas.
Os seus 127 golos tornam-no o 11.º goleador da história do São Paulo, a apenas um tento do também antigo internacional Raí.
Rogério Ceni venceu uma Taça Libertadores da América e um Mundial de clubes (2005), uma Taça Sul Americana (2012), três campeonatos brasileiros (2006, 2007 e 2008).