A segunda jornada do campeonato cabo-verdiano de futebol joga-se sábado e domingo e já poderá começar a definir as equipas favoritas e melhor colocadas para se apurar para a segunda fase da prova.
No Grupo A, o Derby de São Vicente, moralizado após a vitória na primeira jornada em casa do Spartak do Fogo por 4-1, recebe a Académica do Porto Novo, outra equipa que venceu na ronda inaugural, mas o Académico 83 do Maio (1-0).
Neste duelo de equipas das duas ilhas mais a norte de Cabo Verde - Santo Antão e São Vicente -, quem vencer fica em boa posição para o apuramento.
Nos outros jogos, o Spartak, treinado pelo português Joel de Castro - é o único e primeiro treinador luso a orientar uma equipa de futebol no país -, desloca-se ao terreno da Académica da Boavista, que empatou (1-1) com o Paulense na estreia.
Por isso, só a vitória interessa às duas equipas se querem ainda manter vivas as esperanças na classificação. No Maio, a Académica 83 local vai receber o Paulense de Santo Antão Norte.
No Grupo B, o bicampeão Mindelense de São Vicente, moralizado pela vitória inaugural frente à Ultramarina de São Nicolau por 3-0, desloca-se ao terreno do estreante Beira Mar de Santiago Norte, equipa que perdeu na jornada inaugural por 2-0 com o Boavista da Praia.
Enquanto o Mindelense vai tentar a segunda vitória para confirmar o seu favoritismo e ficar bem posicionado para chegar às meias-finais, o Beira Mar vai procurar a surpresa, num duelo onde sabe que não vai encontrar grandes facilidades.
Já o Boavista da Praia tem outra deslocação, no único jogo marcado para domingo, agora ao terreno do Sporting da Brava, e procura a segunda vitória para também ficar mais próximo do apuramento às meias-finais.
Este será, o primeiro jogo na prova do Sporting da Brava, que deveria jogar com o Académico do Sal, mas a partida foi suspensa devido a um protesto apresentado pela Juventude da Brava, alegando utilização irregular de um jogador por parte dos campeões da Brava.
O caso já foi, entretanto, resolvido pelo Conselho de Justiça da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) a favor do Sporting da Brava, que jogará com o Académico do Sal em outra data.
Ainda na segunda jornada, a Ultramarina de São Nicolau vai receber o Académico do Sal, num duelo entre duas equipas que procuram os primeiros pontos na prova.