O português Tiago Monteiro fez hoje o 10.º tempo na qualificação da quarta prova do mundial de carros de turismo (WTTC), lugar que, fruto da inversão das posições, lhe garante a ‘pole position’ na segunda corrida, na Alemanha.
Tal como previa, no Nürburgring Nordschleife, o português não conseguiu contrariar o ‘handicap’ do Honda Civic face aos carros mais rápidos, em especial os Citroen. Por isso, o portuense não foi além do 10.º tempo, completando os 25 quilómetros do histórico traçado alemão em 8.43,723 minutos, a seis segundos do mais rápido, o argentino José María López (Citroen).
Ao português serve de ‘consolo’ o facto de sair em primeiro lugar na segunda corrida, graças à inversão de postos dos 10 primeiros classificados, posição que poderá ser determinante para o conseguir chegar aos desejados pontos.
O atual campeão mundial voltou a não dar hipóteses à concorrência, rodando em 8.37,327 minutos, deixando o segundo classificado, o francês Hugo Valente (Chevrolet), a 1,252 segundos, e o terceiro, o também gaulês Sebastian Loeb (Citroen) a 2,608 segundos.
Em 16 corridas, esta foi a 11.ª ‘pole’ da Citroen, o que evidência o grande domínio da marca francesa desde que integra o pelotão do WTCC.
As duas corridas estão previstas para sábado, a primeira às 09:45 e a segunda às 10:45, sendo ambas compostas por três voltas ao ‘mítico’ traçado alemão, que não recebia um campeonato do mundo organizado pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) desde 1983.